Está é uma expressão muito curiosa e repetida diariamente por mamães e papais ao redor do Brasil quando pedem que seus filhos arrumarem seus quartos e são surpreendidos com aquelas roupas escondidas embaixo da cama ou atiradas no guarda roupa, ou seja, feito nas coxas. Mas afinal, como surgiu esta expressão?

Como todo bom termo da língua portuguesa, esta expressão tem diversas explicações e origens. A mais conhecida envolve o período colonial. Segundo esta, que é considerada equivocada pelos linguistas, diz que ‘feito nas coxas’ vem da atividade de moldar telhas nas coxas, esta seria uma atividade feita por escravos de forma precária. Porém, apesar de bastante difundida, dizem que esta teoria não esta correta.

Foi o arquiteto José La Pastina Filho, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, que esclareceu a questão em um ensaio ao qual batizou de ‘Eram as telhas feitas nas coxas das escravas?’. Veja um trecho do que ele escreveu:

“Se estabelecermos uma simples regra de três, poderemos verificar que, para fabricar uma telha de 77 cm, precisaríamos contar com um escravo de 3,95 metros de altura. Além disto, em termos de otimização de força de trabalho, mesmo numa sociedade escravocrata, teríamos uma perda substancial na força de trabalho (…)”.

origem expressao feito nas coxas tricurioso

Sim, meu amigos. Estas telhas não foram feitas nas coxas pelos escravos. Não acredite em tudo o que escuta, hehe.

Outra teoria fala sobre a expressão ter nascido com cunho sexual, assim fazendo referência a relação intercrural que acontece apenas nas coxas, ou seja, não se concretiza. Porém, esta também não é a versão oficial tendo em vista que os pesquisadores e historiadores ainda não conseguiram confirmar e bater o martelo sobre a versão real da história. Ou seja, você começou esta matéria sem saber a origem da expressão e sairá sem saber também. Se estou triste? Um pouco, mas ao menos pudemos derrubar o racismo enraizado na primeira teoria.

O que achou? Já tinha ouvido estas teorias? Comente!