Outro chá que acho muito saboroso e me proporciona vitalidade em minhas manhãs é o famosíssimo chá verde. Muitos falam sobre como esta infusão de folhas pode ser benéfica a nossa saúde, isso sem contar as inúmeras dietas e receitas de emagrecimento que a envolve. Pensando nisso, hoje decidi trazer mais sobre os benefícios do chá comprovados cientificamente.

O chá verde é a opção de 20% dos adoradores da bebida quente, sendo utilizado pelos chineses e indianos há um mínimo de 4 mil anos, este sempre teve seu nome relacionado a propriedades medicinais e benefícios a saúde desde a digestão a pele. Para os TriCuriosos, saiba que a bebida possui as vitaminas K, ácido fólico, riboflavina e ácido ascórbico, os minerais potássio, magnésio, cobre, flúor e manganês, o antioxidante polifenóis e também cafeina. Mas chega de enrolação, vamos aos benefícios!

Aceleração do metabolismo e queima da gordura

Como disse no início desta matéria, muitas pessoas buscam o chá verde em função de suas propriedades importantes para quem deseja perder peso. Isto porque o líquido tem o poder de acelerar seu metabolismo e de quebra queima sua gordura. Tudo graças aos polifenóis que estimulam a oxidação da gordura, a cafeína também tem um papel importante já que funciona como um estimulo ao sistema nervoso central que manda um sinal mais forte para as células que degradam a gordura.

Neuroestimulante poderoso

Sua função cerebral tende a melhorar significativamente quando você toma a bebida. Isso graças também a cafeína que é um agente neuroestimulante que bloqueia os receptores de adenosina, assim aumentando as concentrações de norepinefrina e dopamina no cérebro. Já foi comprovadamente pela ciência que esta ação melhora a função cognitiva, aumentando assim sua concentração, humor, mantem maior clareza mental, menor percepção de cansaço e fortalece até mesmo sua memória. Isso sem contar que o chá possui L-teanina, um tipo de aminoácido que aumenta a atividade do neurotransmissor chamado GABA, assim causando relaxamento e reduzindo a ansiedade, este mesmo aminoácido age na síntese da dopamina que aumenta seu bem estar. UAU!

beneficios cha verde tricurioso

Prevenção do câncer, Parkinson e Alzheimer

A ciência também já comprovou que o chá verde, como possui grande quantia de antioxidantes, é capaz de previnir danos causados nas células pelos radicais livres. Ele também impede a multiplicação desordenada de células, caso você não saiba esta é a causa do câncer. Países como Japão e China onde o consumo de chá verde é tradição possuem menor índice de câncer do que outros países.

Além do câncer, a bebida quente também pode prevenir complicações neurológicas decorrentes do avanço da idade. O estresse oxidativo causado por radicais livres é o responsável por causar as cruéis doenças degenerativas de Parkinson, AVC, Esclerose Lateral Amiotrófica e Azheimer. Porém, pesquisadores afiram que o chá funciona como neuroprotetor, assim prevenindo o declínio cognitivo que o envelhecimento estrutural do cérebro acaba causando graças ao combate aos radicais livres e também ação anti-inflamatória através dos flavonoides.

Protege seu corpo da diabetes

Como aumenta a sensibilidade das células à insulina e reduz as taxas de açúcar do sangue, o chá verde é conhecido por proteger seu corpo da diabetes. Ele inibe a digestão de carboidratos, complica a absorção de glicose, estimula as células pancreáticas a produzirem mais insulina, intensificam a atividade da insulina nas células do pâncreas e reduz a produção de glicose no fígado.

beneficios cha verde tricurioso 2

Dose e efeitos colaterais do chá verde

Tomando a partir de uma xícara diária do chá você já poderá estar desfrutando dos benefícios da bebida, porém é bom evitar seu consumo após as 16 horas em função da ação da cafeína.

Sobre os efeitos colaterais, alguns pesquisadores afirmam que o chá dificulta a absorção de ácido fólico no organismo, por esta razão mulheres gestantes devem evita-lo, principalmente nos primeiros meses. Em função da cafeína, você pode sentir dores de cabeça, agitação, taquicardia, insônia e náusea. Também não é indicado que o chá verde seja tomado em jejum, assim tome cuidado de se alimentar antes de bebê-lo.

Gostou da matéria? Também adora um chá verde? Comente! Caso você esteja perdido, esta faz parte de uma série de matérias sobre segunda bebida mais consumida do mundo – perdendo apenas para a água. Confira também as matérias anteriores:

Quais são os benefícios do chá de camomila?

Quais são os benefícios do chá de hibisco?

Quais são os benefícios do chá de boldo?