Que pergunta boba, Amanda! É claro que foi algum chef francês apaixonado por gastronomia que criou este delicioso prato que não pode faltar nos cafés da manhã de Paris. Porém, meus amigos, tenho que informa-los que a grande verdade é que o Croissant não é uma invenção francesa! TAN TAN TAN.

A grande verdade é que os primeiros croissants foram criados por austríacos, assim tendo nascido em sua capital, Viena. No ano de 1683 os otomanos – comandados por vizir Kara Mustafá – haviam conquistado a Constantinopla e tinham planos de dominação para toda a margem do Rio Danúbio. Assim, seu maior objetivo era ter sua segunda grande vitória na cidade de Viena. Porém, após diversas tentativas falhas, os otomanos decidiram mudar a estratégia e cavar túneis durante a noite para assim derrubar as muralhas. Porém, eles não contavam com os trabalhadores padeiros que iam trabalhar antes do sol nascer e que se surpreenderam com todo o barulho àquela hora da madrugada. Então, deram o alarme e permitiram que as tropas austríacas surpreendessem os otomanos e os forçasse a recuar.

quem inventou croissants tricurioso 1

Muito satisfeito com o trabalho de seus padeiros fiéis, o rei Leopoldo I decidiu os premiar, parabenizando-os para que toda a população soubesse de seu feito. Então, para comemorar, todos os profissionais se uniram e criaram u pãozinho em formato de meia lua em forma de deboche ao símbolo otomano. Na época, o batizaram de kifli ou kipferl, este era feito com folhas finas de massa cortadas em triângulos e enroladas para dar a forma de meia lua. Então, em 1770, a conhecida princesa austríaca Maria Antonieta casou-se com o futuro rei da França Luís XVI. Ao mudar-se para o país, Maria Antonieta levou junto seu café da manhã favorito que fez grande sucesso entre os chefs franceses que o melhoraram e incrementaram, assim fazendo surgir o famoso croissant.

Aposto que por essa você não esperava, hein?! Comente!