Se tem algo que me fascina no universo é a Lua, linda e imponente, cheia de luz e brilho refletido, ela nos presenteia quase todas as noites com sua beleza e poder. Suas diferentes fases só a faz ficar ainda mais interessante, nos possibilitando observa-la em diferentes formas de beleza. Porém, uma dúvida que sempre ficou em minha cabeça foi o fato de conseguirmos vê-la durante o dia em certas épocas do ano. Como isso é possível? Vamos descobrir!

O Departamento de Astronomia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) nos esclareceu esta grande dúvida Segundo eles, em certos períodos do mês o Sol consegue iluminar a Lua e a Terra de forma simultânea, assim permitindo que nosso satélite natural fique repleto de iluminação, assim a refletindo e permitindo que vejamos sua beleza.

por que vemos lua dia tricurioso

Isso acontece em geral durante as fases crescentes e minguantes. Durante a fase crescente, conseguimos ver a Lua desde o meio-dia, porém quando a fase é minguante já a conseguimos ver desde cedo da manhã. É interessante observar que a Lua está a cerca de 383.405 quilômetros de nosso amado planeta, isso permite que a vejamos quase todas as noites e durante o dia às vezes também. Mas tudo depende da posição em que a Lua está em relação ao Sol, assim permitindo-se ser iluminada por ele.

Gostou da matéria? Comente! Convido também você a ler um pouquinho mais sobre a Lua em nossa matéria que detalha cada fase que ela passa. Espero que goste!

Quem definiu os nomes das fases da Lua?