Prepare-se para ver os contos medievais de um jeito como você nunca viu antes! Nessa sexta-feira, dia 17 de agosto, a Netflix estreou sua nova série de animação, (Des)encanto. Considerando o histórico muito bom da Netflix quando se trata de séries animadas e o fato de que (Des)encanto é criação de Matt Groening, o mesmo criador de Os Simpsons e Futurama, parece que temos algo hilário para ser assistido.

Com algumas características que lembram Futurama, o novo desenho adulto da Netflix em parceria com Matt Groening também é uma comédia temática. Desta vez, no entanto, toda a trama vai ocorrer em um mundo medieval encantado, em vez do ano 3000 que Futurama apresentava. Mas há uma grande diferença entre Os Simpsons, Futurama e (Des)encanto. Enquanto as duas primeiras séries foram lançadas em redes de TV que possuem enormes departamentos de padrões e práticas bastante ortodoxas, a Netflix não possui esse filtro, dando mais liberdade aos desenvolvedores.

Qual é o enredo dessa nova animação? Quantos episódios foram encomendados? Aqui está tudo o que você precisa saber para começar a acompanhar o conto de fadas de Groening.

desencanto tudo o que voce precisa saber sobre a nova animacao de matt groening 1

Do que se trata?

A série tem lugar no mundo decadente de Dreamland, um universo medieval mágico. Cada episódio segue as desventuras da Princesa Bean, uma jovem que adora beber e que não possui boas maneiras como as princesas tradicionais. A Princesa Bean sempre está acompanhada de Elfo, o seu companheiro elfo aguerrido e de Luci, seu “demônio pessoal”. Juntos, eles encontram ogros, trolls, harpias, morsas e vários “humanos idiotas” por onde passam e criam laços a medida em que a série progride. A relação entre pai e filha também possui forte destaque no enredo.

Onde assistir?

(Des)encanto está disponível na Netflix. Você já pode assistir todos os 10 episódios da primeira temporada do desenho na plataforma de streaming.

Quem está trabalhando no projeto?

Groening trouxe consigo seu colaborador de longa data em Os Simpsons, Josh Weinstein, assim como um grande número de animadores com quem ele trabalhou em Futurama, com o objetivo de manter os traços característicos de seus personagens. (Des)encanto será a mais nova animação de Groening desde o lançamento de Futurama em 1999.

Quantas temporadas foram encomendadas?

Quando a Netflix anunciou (Des)encanto, ela também divulgou que a série já havia garantido uma segunda temporada antes mesmo da estreia. A ordem foi de vinte episódios, cada temporada com dez. A duração da temporada é menor do que alguns desenhos adultos famosos como “BoJack Horseman”, que teve 12 episódios para todas as suas três primeiras temporadas. Mas (Des)encanto tem espaço pra crescer, já que “F is For Family” começou com uma primeira temporada de apenas seis episódios e logo após expandiu para 16 na segunda.

É diferente de Os Simpsons e Futurama

(Des)encanto traz o estilo de animação com a marca registrada de Groening, como visto em suas duas séries anteriores, mas o enredo é diferente. Além disso, os desenvolvedores tiveram uma liberdade maior em trabalhar com a Netflix do que com a Fox, que é uma das maiores redes de TV dos Estados Unidos.

desencanto tudo o que voce precisa saber sobre a nova animacao de matt groening 2

A animação marca a nova parceria entre Groening e Netflix

Uma das maiores novidades quando a nova série foi anunciada foi que Groening transformaria oficialmente a Netflix em sua nova casa. A parceria entre Groening e a plataforma de streaming foi anunciada pela primeira vez em janeiro de 2016, quando havia apenas rumores de que ele estaria escrevendo e dirigindo uma nova série animada para a empresa. Como a criação de séries animadas é muito demorada e trabalhosa, a Netflix provavelmente precisou esperar um bom tempo para ver um piloto antes de pedir mais episódios.

Essa é uma jogada muito interessante por parte da Netflix. Afinal, não é surpresa pra ninguém que a empresa quer cada vez mais investir em conteúdo próprio e a chegada de figurinhas carimbadas como Groening ao time pode ajudar a empresa a impulsionar ainda mais o seu material e se distanciar um pouco mais do conteúdo de terceiros.

O que os críticos estão falando?

Apesar do excelente time de diretores e roteiristas por trás, (Des)encanto ainda não deixou os críticos de TV, digamos, “encantados”. Boa parte dos jornalistas americanos que avaliaram a animação deram notas mistas, mas ao mesmo tempo destacando o potencial de crescimento que a série tem.

Stuart Heritage, do The Guardian, disse a série ainda não apresentou o que o público realmente esperava. “A boa notícia sobre a nova série de Matt Groening é que ela pode se desenvolver em pouco tempo. A má notícia é que ela ainda não chegou lá”, disse o jornalista.

desencanto tudo o que voce precisa saber sobre a nova animacao de matt groening 3

Quando será lançada a segunda temporada?

Ao analisar o cronograma de lançamento de outras séries animadas da Netflix, acredita-se que a segunda temporada deverá ser lançada por volta do início de agosto de 2019. No entanto, podem ocorrer alterações no calendário.

Já assistiu (Des)encanto? Deixe o seu comentário sobre o que achou da série! 😀