A beterraba e seus produtos derivados estão se tornando cada vez mais populares no mercado de alimentos naturais. Mas apesar de ter recebido uma maior atenção nos últimos anos, esse vegetal é muito mais antigo do que você imagina. Registros sugerem que os moradores da antiga Babilônia, Grécia e Roma já desfrutavam das suas qualidades e grupos de arqueólogos já chegaram a encontrar evidências de seu uso em certas partes do norte da África.

As civilizações antigas valorizavam originalmente as folhas e os talos de beterraba para uso culinário e usavam suas raízes como remédio. E hoje, com todo o avanço da medicina, podemos saber quais são os benefícios que essa planta pode nos trazer. Que tal conhecer alguns deles?

Os benefícios da beterraba para a saúde são amplos. Como a maioria dos outros vegetais, a beterraba é rica em nutrientes e possui um baixo teor de calorias. Seus antioxidantes também oferecem benefícios adicionais, como a redução do risco de dano celular. De um modo geral, ela também está no grupo de vegetais e frutas que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

quais sao os beneficios da beterraba 1

Os antioxidantes dão aos vegetais suas cores vivas e vibrantes e, no caso da beterraba, essa cor é um vermelho sangue brilhante. Como regra geral, quanto mais alimentos de cores vivas você incluir em sua dieta, mais antioxidantes você consumirá. Até mesmo as folhas de beterraba contêm betacaroteno, que também é encontrado em cenouras, espinafre e brócolis. Comer mais antioxidantes pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer e a retardar o envelhecimento.

O teor de potássio da beterraba também pode desempenhar um papel importante na regulação da pressão arterial. Embora o sódio seja necessário em pequenas quantidades, o excesso dele na dieta pode aumentar a pressão sanguínea ao longo do tempo. O potássio ajuda a eliminar o excesso de sódio presente na corrente sanguínea através da urina.

Além de todos esses benefícios, um estudo em conjunto realizado por universidades indianas concluiu que garotas adolescentes anêmicas que tomaram suco de beterraba regularmente apresentaram uma melhora nos níveis da proteína hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio por todo o corpo. Uma pessoa com anemia tem baixos níveis de glóbulos vermelhos ou hemoglobina e a beterraba pode ajudar a equilibrar esses índices.

Você gosta de incluir a beterraba na sua dieta? Deixe o seu comentário!