Aprender uma nova língua pode ser bastante fascinante. Você pode se comunicar com pessoas cuja língua nativa é diferente da sua, pode conseguir um trabalho melhor remunerado, além de também poder viajar para diferentes países e se comunicar sem a ajuda de um intérprete. Até mesmo estudos científicos já mostraram que aprender um idioma ajuda a desenvolver o cérebro!

Embora possa parecer assustador à primeira vista, não é nada impossível aprender uma nova língua. Aqui estão listados alguns “truques” que podem ajudar a tornar o seu aprendizado muito mais fácil, independente do idioma que você está aprendendo.

1. Memorize frases inteiras

truques para aprender um novo idioma mais rapidamente 1

Aprender as palavras individualmente pode ser um bom primeiro passo, mas geralmente é melhor que você foque no aprendizado de frases inteiras. Uma vez que você aprenda sentenças completas, você consequentemente saberá como criar outras frases estruturadas da mesma maneira, simplesmente trocando substantivos e verbos. Além disso, algumas palavras podem ter vários significados diferentes dependendo do contexto onde ela foi empregada. Por exemplo, o verbo “get” é conhecido como um dos verbos mais versáteis da língua inglesa, chegando a possuir mais de vinte significados diferentes! Acho que só com isso já dá pra entender porque aprender apenas palavras soltas não é uma ideia muito eficaz, não é mesmo?

2. Se exponha passivamente ao idioma

truques para aprender um novo idioma mais rapidamente 2

Dê a si mesmo algum tempo para absorver a linguagem sem se concentrar ou se preocupar na sua total compreensão. Ouça uma estação de rádio no idioma que você está aprendendo enquanto estiver fazendo outras tarefas, assista filmes com legendas (de preferência também no idioma original), leia um livro em voz alta ainda que você não consiga entender todas as palavras, etc. Nossos cérebros são brilhantes reconhecedores de padrões e existem padrões na linguagem que podemos absorver através da simples exposição.

3. Distribua vocabulário por toda parte

truques para aprender um novo idioma mais rapidamente 3

Etiquete os objetos em sua casa ou no escritório com notas adesivas no idioma que você está aprendendo. Faça você mesmo dizer o nome de tudo que você come antes de finalmente devorá-lo. Pode parecer estranho à primeira vista, mas você ficará surpreso com a rapidez com que o seu vocabulário aumentará.

4. Pratique diálogos com falantes nativos

truques para aprender um novo idioma mais rapidamente 4

Ainda que você more em um país que não fale a língua que você está aprendendo, existem alguns macetes para contornar esse problema. A internet esta aí e com ela há muitas possibilidades para se comunicar com pessoas do outro lado do mundo. Pesquise por aplicativos que oferecem a oportunidade de fazer amizade com alguém do exterior e coloque à prova suas habilidades de pronúncia e desenvolvimento da fala. Se você está no nível intermediário de aprendizagem, essa dica pode te catapultar para um grau mais avançado.

5. Tenha paciência

truques para aprender um novo idioma mais rapidamente 5

Se você acha que em poucos meses já estará falando uma nova língua exatamente como um falante nativo, é melhor rever seus conceitos. Aprender um novo idioma leva bastante tempo, a criação de expectativas muito altas pode te levar à frustração e, consequentemente, ao abandono do aprendizado. Essa é uma estrada na qual você precisa dar um passo de cada vez, dia após dia. No final das contas isso não é nada ruim, afinal você sempre estará mais preparado do que estava no dia anterior.

Qual idioma você está aprendendo ou deseja aprender? Deixe o seu comentário! 😀