Eu não sei dizer como seria minha vida sem os famosos fones de ouvido, além do mais, como você escutaria sua musiquinha toda manhã no ônibus? Pois é, parece o fim do mundo não é mesmo? Mas para nossa alegria, os fones de ouvido foram criados e você ainda pode escolher dentre diversos modelos, pequeno ou grande, branco, preto ou até mesmo verde fosforescente, o que importa é eles funcionarem e manterem a música apenas em seus maravilhosos ouvidos. Tendo isso em vista, hoje decidi trazer para vocês a origem dessa belezinhas. Espero que gostem 😀

Segundo informações, o fone de ouvido teria surgido por volta de 1919 já que naquela época havia a necessidade de comunicação e ele foi criado originalmente para ser utilizado como amplificadores de telefones e ou de rádios. Seu uso foi inicialmente por parte de pilotos de avião que precisavam se comunicar com a tripulação e também com a base para que assim pudessem sobrevoar as áreas que estão livres e para receber instruções sobre onde ou não pousar a aeronave.

qual a origem do fone de ouvido

Mas óbvio que naquela época você não podia ir na lojinha comprar um fone de ouvido, além do mais ele era feito de materiais pesados e muito grandes, sem falar que nele havia a limitação da audição para apenas LP’s. Porém, no ano de 1930, os fones de ouvido começaram a ser comercializados pela empresa Beyerdynamic que conseguiu modernizar o aparelho desenvolvendo um produto com maior qualidade e portátil, coisa que até aquele momento não era praticamente possível.

Entretanto, foi em 1958 que John C. Koss e seu parceiro Martin Lange inventaram o primeiro fone de ouvido estéreo, já que os dois queriam ouvir suas músicas favoritas sem incomodar ninguém que estava por perto. Vale lembrar que nessa época, os fones de ouvido eram constituídos de um arco e possui almofadas em suas cápsulas, parecidos com os headphones de hoje em dia, porém nos anos 80 começou a ser comercializado os fones sem arcos que se separavam e que podiam ser encaixados nas orelhas, algo parecido com os que vem com o celular.

qual a origem do fone de ouvido 1

Já os headsets foram criados principalmente para pessoas que trabalham muito no telefone, como em agências de telemarketing ou como secretário(a). O que achou dos posts? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 🙂