Seguidamente sou acordada pelos chutes que a Princesinha (minha gatinha) dá enquanto dorme, Amora (minha outra gatinha) também tem esse curioso costume que faz parecer que ambas estão correndo pelos campos enquanto sonham. Mas será que animais sonham como nós?

A resposta é sim! Nossos pequenos amigos peludos sonham como nós. Segundo pesquisas, este momento noturno é totalmente influenciado pelo ambiente em que o animal vive. Ou seja, minhas gatinhas às vezes me chutam simplesmente porque estão agitadas e tiveram um dia cheio de adrenalina. Especialistas afirmam que é muito importante respeitar o período de sono de seu amigo, isto porque o REM, período de sono mais profundo, é fundamental para que eles permaneça feliz e saudável. Estes mesmos estudos também afirmam que não apenas mamíferos tem sonhos como as aves também.

animais sonham tricurioso 1

O Massachusetts Institute of Tchnology, popularmente conhecido com MIT, também tem dedicado seu tempo para saber mais sobre o sono dos animais, mais especificamente sobre o conteúdo dos sonhos que eles tem. Segundo análises feitas dos padrões cerebrais de ratos em estado de alerta e em repouso, foi possível criar um a base dedados comparativos. Segundo experimentos do MIT, foi possível deduzir que os ratinhos sonhavam com ações que realizavam em sua rotina tais como comer, beber água ou correr.

Uma curiosidade interessante a observar é que os hábitos de sono dos animais tem total relação com a forma como a espécie precisa lidar com seus predadores. Ou seja, espécies mais vulneráveis a serem devoradas acabam dormindo por menos tempo. Além disso, animais que precisam de grande estoque de alimentos tais como o elefante e a vaca também dormem por menores períodos já que gastam seu tempo comendo.

animais sonham tricurioso01

Extremamente curioso, não acha? Seu animalzinho também o chuta durante a noite? Comente!