Assim como se os camaleões realmente mudam de cor, sempre morri de curiosidade para saber se os morcegos realmente ficam de cabeça para baixo ou se é apenas uma informação irreal disseminada nos filmes e desenhos animados que me acompanham desde a infância. Vamos descobrir?

Sim! Os morcegos realmente dormem, não fui enganada e me sinto muito feliz. Eles ficam nessa posição para que possam voar de forma mais fácil e rápida. Como eles são o único tipo de mamífero que voa, diversas partes de sua estrutura foram se modificando durante toda sua evolução. Logo, para conseguir realizar esta proeza, eles ficam de cabeça para baixo e quando decidem partir, se despendrem, planham e já começam a bater suas asas. Uma observação muito curiosa é que para poder ficar de cabeça para baixo, seu corpo acabou sendo modificado ao longo do tempo, se você observar seus membros inferiores, ou seja, as plantas de seus pés, são para a frente.

morcegos realmente ficam cabeca baixo tricurioso

Além disso, sua circulação sanguínea também evoluiu, neles você encontra válvulas que, ao serem contraídas, fazem o sangue circular para cima. Essa função é de extrema importância para que todos os órgãos recebam oxigênio inclusive quando estão nesta curiosa posição. Seus tendões permitem que os morcegos fiquem presos com bastante firmeza no local escolhido e isso continua até mesmo quando morrem. Sua musculatura e força exercida pelos tendões permanecem mesmo quando a vitalidade os deixa. Outra informação curiosa é que é nesta posição que eles têm filhotes.

Muito curioso, não acha? Comente!