Se você já teve um peixe, deve ter observado que ele não possui pálpebras, logo não é possível saber com precisão quando ou se ele está dormindo, por isso fica a dúvida: Peixes também dormem?

Sim, TriCurioso e TriCuriosa, os peixes também dormem! É possível perceber isso através da redução de seus movimentos vitais durante algum momento do dia. Em geral, eles descansam durante a noite ou quando a água está bastante gelada, porém alguns gostam de dormir ao longo do dia. Mesmo ‘dormindo’, ele continuam respirando ao forçar a passagem de oxigênio pelas brânquias abrindo e fechando.

Porém, vale ressaltar que o ato de dormir deles é bem diferente do nosso, na verdade é como se eles apenas parassem e assim ficasse. Como aprendemos hoje, apenas aves e mamíferos entram em estágios profundos de sono e sonham, logo não é possível dizer que um peixinho dorme da mesma forma que nós. Isso fora o fato de que, como já dito, ele não possível pálpebras para fechar.

peixes dormem tricurioso

Curiosidades sobre os peixes

Aproveitando a deixa, decidi separar 4 curiosidades que achei interessantes sobre esses animais tão curiosos, confira abaixo.

  • Você sabia que alguns peixes acabam morrendo afogados? Eu sei, pode até parecer uma piada de mau gosto, porém é possível sim que um peixe morra afogado. Isso inclusive acontece com certa frequência entre os que compõem a família dos anabantídeos que precisam buscar ar na superfície de tempo em tempos. Às vezes, eles acabam ficando muito tempo submersos e falecem em função de complicações.
  • Ao contrário do Nemo e outras representações de peixes no mundo do cinema, nossos queridos animais não piscam e a razão é bastante óbvia: Como dissemos, eles não possuem pálpebras! Hehe.
  • Uma informação curiosa e que muitos podem se questionar é o fato de peixes beberem água ou fazerem xixi. Para ambos os questionamentos a resposta é sim! Peixes bebem água regularmente e também urinam, por isso é de extrema importância manter a água de aquários limpa e filtrada, isso além de manter boas temperaturas para que ele possa viver.
  • Acima falamos sobre a importância de manter a água do aquário em uma boa temperatura e isso é bastante importante. Isso porque ao contrário do que muitos acreditam, os peixes também sentem frio. Quando imersos em água muito gelada, seu metabolismo acelera e isso faz com que eles fiquem bem mais quietinhos e também percam o apetite.

Gostou da matéria e das curiosidades? Comente!