Muitas pessoas falam sobre o chá de funcho e suas propriedades. Eu particularmente não o tomo com muita frequência, porém após esta matéria certamente começarei a integra-lo em minha dieta. Muitos confundem este com o chá de Erva Doce, porém vale lembrar que são planta diferentes. O Chá de Funcho também é chamado de erva-doce-de-cabeça onde as folhas são o Funcho e o bulbo, a erva-doce-de-cabeça.

Pois bem, o Chá de Funcho é uma bebida repleta de fibras, vitamina A B e C, Cálcio, Fósforo, Potássio, Ferro, Zinco, Sódio e Cobre. Além disso, possui propriedades antiespasmódicas e é muito eficaz em problemas gastrointestinais ao ajudar na digestão e combater os gases. Agora, que tal conhecermos alguns de seus benefícios?

Poderoso desintoxicante

O Chá de Funchoé um ótimo aliado quando o assunto é perder peso, isso porque ele ajuda a desintoxicar o corpo e evita a retenção de líquidos já que é um bom diurético. Ele também é ótimo ao melhorar seu metabolismo e também otimiza seu aproveitamento do apetite, diminuindo a vontade de comer.

Auxilia na saúde de diabéticos e hipertensos

Isso porque a bebida quente é capaz de regular o açúcar no sangue e também a insulina em função de suas propriedades diuréticas. Ao eliminar líquidos, também estamos ajudando nosso corpo a expelir açúcares e sais em excesso. Além disso, essa eliminação também é ótima para manter o fluxo de sangue no nível normal, assim estabilizando a pressão.

Alivia cólicas menstruais

Se você recebe todos os meses amostras grátis de parto durante o período menstrual, o Chá de Funcho pode ser um grande aliado já que ajuda no relaxamento dos músculos e também diminui a dor e inchaço.

quais beneficios cha funcho tricurioso 1

Diminui o mau hálito

Como age de forma ativa no combate às bactérias, o chá de funcho pode ajuda-lo a lutar contra o mau hálito ao eliminar as bactérias que existem em nossa boca. Além disso, tomar um chá de funcho depois de comer aquele pão de alho do churrasco pode ajuda-lo a evitar o cheiro e também o sabor que fica na boa.

Ótimo anti-inflamatório

A bebida é uma poderosa fonte de anti-inflamatório capaz de combater grande inflamações e também o conhecido muco que se forma no trato respiratório superior popularmente conhecido como catarro. O Chá de Funcho é realmente muito eficiente na hora de expelir o muco e também auxilia em dores relacionadas a inflamações nas costas, articulações, etc. Você também pode fazer compressas com o chá em ferimentos para diminuir a dor e chances de infecção.

Ótimo para mulheres

O Chá de Funcho é excelente para mulheres que estão amamentando pois ajuda muito na produção do leite. Além disso é um grande aliado no processo de menstruação saudável e ainda estimula a produção de hormônios tais como o estrogênio, assim melhorando a sua vida sexual. Vale lembrar que caso esteja amamentando ou grávida, é muito importante questionar seu médico quanto aos efeitos do chá e qual a quantia ideal para você ingeri-lo.

Diminui diversas dores

Como já dissemos, este é um excelente anti-inflamatório, além disso ajuda muito na eliminação das citocinas responsáveis pelas dores da artrite. Também auxilia na cura de ossos fraturados e no tratamento de dores de cabeça graves e até enxaqueca, assim livrando sua dor muito rapidamente.

Contra-indicações e efeitos colaterais

É importante que você não tome mais do que 1 xícara do chá por dia, o ideal é toma-lo após as refeições. Mulheres grávidas e amamentando precisam questionar seus médicos a respeito dos benefícios do chá para juntos decidirem se o mesmo deve ou não ser ingerido. Além disso, o chá de funcho pode causar alguns efeitos colaterais tais como dermatites e reações alérgicas, então é importante tomar cuidado.

Você gosta de chá de funcho? Comente!