Tenho um amigo de apenas 26 anos cujos cabelos já começaram a ficar brancos e claro, fiquei bastante curiosa sobre porque isso acontece. Como surgem os cabelos brancos? Vamos descobrir!

Em nosso corpo temos um hormônio chamado melanina, é ela a responsável pelos diferentes pigmentos que temos em nosso corpo desde a pele até os fios de cabelo. Quando os cabelos começam a ficar brancos, isso significa que nosso corpo não está produzindo melanina suficiente para colorir os fios enquanto antes deles crescerem. Em geral, os cabelos brancos começam a surgir em pessoas caucasianas após os 30 anos nos homens e 35 nas mulheres. Já em pessoas do oriente, isso começa a acontecer entre os 45 e 55 anos enquanto pessoas negras só após os 55 anos de idade. Porém, ficar com todos os fios do cabelo brancos não é nada rápido, isso porque vai acontecendo aos poucos, na mesma velocidade que seu couro cabeludo recebe novos fios.

Porém, não apenas a idade comanda esse surgimento de cabelos sem pigmento. Estresse, poluição e até mesmo uma alimentação desequilibrada pode iniciar o processo. Exposição excessiva à radiação solar também faz isso já que compromete a produção de melanina ao provocar o surgimento de radicais livres, além disso doenças como tireoidites e anemia perniciosa também afetam esta produção. Além disso, a capacidade de produção da melanina é uma tendência genética, por isso ocorre em tempos diferentes para cada pessoa.

como surgem cabelos brancos tricurioso 1

Mas por que ocorre em pessoas jovens?

Como disse no início do texto, meu amigo é bastante jovem ainda para já ter iniciado esse processo, então é preciso descobrir alguma outra razão além da idade. Como dissemos, o estresse e a má alimentação podem causar esse aparecimento precoce de cabelos brancos, porém ainda não existem comprovações científicas exatas a respeito disso. Até o momento o que se sabe é que tanto o estresse quanto a má alimentação são capazes de envelhecer as células do corpo mais rapidamente. A exposição excessiva ao sol, problemas de tireoide, vício em cigarros e outras razões infelizmente não foram confirmadas pela comunidade científica.

Agora, o que se tem certeza é o fato de ser hereditário. Pessoas jovens, como meu amigo, tem seus fios de cabelo branco em função de uma predisposição genética onde, caso alguém da sua família tenha recebido seus primeiros fios sem cor cedo, existe a possibilidade de você também ter este azar.