Se hoje você está aqui no TriCurioso lendo esta matéria através do seu computador, smartphone ou tablet, deve agradecer aos grandes estudiosos fundadores das linguagens de programação e você pode até não acreditar em mim, porém esta construção se iniciou ainda no século 19. Vamos conhecer esta história?

Tudo começou com Ada Augusta King, Condessa de Lovelace hoje conhecida apenas por Ada Lovelace. Além de condessa, Ada era conhecida por ser a brilhante matemática e escritora inglesa responsável por escrever o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles. Isso aconteceu durante 9 meses entre 1842-1843 enquanto ela traduzia as memórias do matemático italiano Luigi Menabrea sobre a inovadora máquina proposta por Charles Babbage e sua máquina analítica. Segundo alguns historiadores este foi o primeiro programa de computador do mundo, porém outros afirmam a medida de suas contribuições vs as de seu mérito.

maquina analitica charles tricurioso

Na história da programação também houve o tear de Jacquard, criado em 1801 a máquia utilizava furos em cartões perfurados para assim representar o movimento do braço do tear durante as costuras, assim criando padrões decorativos de forma automática. Foi então que em 1890 Herman Hollerith percebeu a possibilidade de codificar a informação em cartões perfurados, isto graças a sua observação relacionada ao condutor de trens que controlava quem havia embarcado através da posição dos furos no bilhete.

Agora, chegando aos primeiros códigos de computador é preciso dizer que todos eram especializados segundo as aplicações. Durante as primeiras décadas do século XX eram feitos cálculos numéricos baseados em números decimais, porém após foi descoberto que a lógica poderia ser expressa tanto em números quanto em palavras. Alonzo Church percebeu isso e expressou o cálculo lambda da maneira formalizada, então tivemos a concepção da máquina de Turing que era basicamente uma abstração do funcionamento de uma máquina de fita de marcação em uso por empresas telefônicas. Porém, vale ressaltar que ao contrário do cálculo lambda, os códigos de Turing não serviam como base para linguagens de alto nível, na verdade este era utilizado para análise rigorosa da complexidade algorítmica.

computador de turing tricurioso

Caso tenha se interessado por esta máquina extraordinária, talvez assistir ao filme O Jogo da Imitação seja uma boa pedida. Ele conta a história da recém-criada MI6 (agência de inteligência britânica) e do recrutamento de Alan Turing, ainda estudante da Universidade de Cambridge, para compreender os enigmáticos códigos nazistas que incluíam o ‘Enigma’, código que criptógrafos da época consideravam inquebrável. No longa é possível ver passo a passo o processo de criação da maravilhosa máquina e suas consequências durante a Segunda Guerra Mundial.

Voltando a dados históricos, já deu para perceber que houveram muitas ‘primeiras’ conquistas ao longo das décadas, logo acaba sendo difícil precisar quando e como surgiu a primeira linguagem de programação moderna. No princípio quem definia a linguagem eram as restrições do hardware, ou seja, cartões perfurados que dispunham apenas o máximo de 80 colunas onde algumas deviam ser utilizadas para um número de sequência de cada cartão. Também foram incluídas algumas palavras-chave tais como IF (se, em inglês), GOTO (vá para) e CONTINUE (continue, também me inglês). Para a memória era utilizado um tambor magnético, logo é possível perceber que os programas de computador também deveriam ser intercalados com as rotações do tambor, assim tornando-os dependentes do hardware.

cartao perfurado tricurioso

Logo, é possível perceber que a origem das linguagens de programação foi conturbada e teve grande peso histórico, influenciando até mesmo durante no desfecho da Segunda Guerra Mundial. Hoje temos apenas que agradecer por tamanha evolução, o que hoje nos permite desbravar o mundo inteiro através apenas de um smartphone. Inclusive, hoje se tornou ainda mais fácil ter seu site e disseminar ao mundo suas próprias informações e opiniões.

No Wix é possível criar um site grátis e além disso, caso você curta programação, o serviço possui uma sofisticada ferramenta chamada Wix Code que facilita a criação de aplicativos para Web e também sites repletos de funções através de uma codificação simples e sem problemas. Por lá você pode configurar coleções de banco de dados, criar sites repletos de conteúdo, adicionar formulários personalizados e até mesmo alterar a forma que seu site se apresenta utilizando as APIs do próprio sistema. Tudo sendo apresentado através de componentes visuais do já conhecido editor Wix com a possibilidade de criar versões altamente compatíveis com as técnicas de SEO atuais.

Lá você terá funcionalidades avançadas de forma simples através de coleção de banco de dados onde é possível coletar e armazenar conteúdo e informações de usuário para usar em qualquer parte do seu site. Além disso é possível adicionar toda sua personalidade ao utilizar páginas dinâmicas que podem ser atualizadas com apenas um clique. Também vale destacar a facilidade que há em criar formulários de inscrição, testes, revisões das seções e outras funções, tudo para que você conheça seu visitante ainda mais.

Então, se surpreendeu com a origem das linguagens da programação? Interessante, não acha? Comente logo abaixo!