Se tem um material na vida que eu tenho pavor é o tal do isopor, isto porque o material é simplesmente péssimo para a natureza e todo ou qualquer coisa que você comprar virá embalada nele. Por isso comecei a me questionar sobre como o isopor surgiu, vamos descobrir?

Tudo começou quando a empresa Dow Industrial Corporation decidiu fazer experimentos para descobrir novos métodos de produção para criar um tipo de poliestireno, foram essas pesquisas que deram origem ao isopor. Foi fazendo testes, foi descoberto que este material era capaz de bloquear a umidade, assim mantendo a temperatura interna. Foi assim que o material começou a ser utilizado pela guarda costeira dos Estados Unidos em seus barcos, tendo grande uso durante a Segunda Guerra Mundial.

Caso você tenha curiosidade em saber, o isopor é um polímero composto por inúmeros monômeros de estireno, um hidrocarboneto líquido criado a partir do petróleo. Em temperatura ambiente, este poliestireno é encontrado apenas em estado sólido. Seu pesquisador principal se chama Eduard Simon. Aqui no Brasil, o nome Isopor® é ma marca que foi registrada pela KNAUF Isopor Ltda.

como surgiu isopor tricurioso 1

O Impacto Ambiental do Isopor

Começamos dizendo que o tempo que o isopor leva para se decompor é indeterminado, inclusive alguns fabricantes afirmam que o material não é biodegradável, não se desintegra e não desaparece no ambiente. Porém, como este é um material derivado do plástico, provavelmente ele se desintegre aos poucos ao longo do tempo. A questão é que se ele for descartado de forma incorreta, ele tende a se quebrar e isso da origem ao microplástico que é capaz de absorver compostos químicos tóxicos tais como agrotóxicos, pesticidas e metais pesados tais como mercúrio e chumbo.

Aqui mora o problema: Muitos animais tais como peixes, tartarugas, baleias e golfinhos acabam confundindo os microplásticos e pedaços de isopor com organismos marinhos, assim os ingerindo e tendo intoxicação. Após, os seres humanos se alimentam destes animais intoxicados e assim começa um ciclo vicioso. Por isso, evite usar isopor no dia-a-dia. Compre uma vianda para buscar seu almoço, substitua o copo de isopor do cafezinho por uma xícara e dê o seu melhor para evitar esta poluição desnecessária.