Os tigres são os maiores felinos do reino animal, superando até mesmo os leões. Devido à sua força, eles são considerados alguns dos predadores mais temidos da natureza. Nativos da Ásia, esses animais costumam habitar diferentes ambientes, mas geralmente preferem áreas com cobertura densa como florestas onde o acesso a água e comida não seja uma problema.

Que tal conhecer um pouco mais sobre eles? Aqui estão cinco curiosidades que você provavelmente não sabia sobre os tigres.

1. Eles são caçadores solitários

coisas que voce provavelmente nao sabe sobre os tigres 1

Ao contrário dos leões, que trabalham juntos e vivem em grupos, os tigres costumam caçar sozinhos durante a noite. Mas é importante destacar que eles são naturalmente equipados para isso. A visão noturna deles é cerca de seis vezes melhor do que a nossa. Além disso, com suas pernas traseiras mais compridas do que as pernas da frente, eles conseguem saltar quase 10 metros! Com todas essas qualidades você logo pensaria que esses animais são caçadores de alto nível, não é mesmo? Bem, nem tanto… Geralmente apenas uma em cada dez tentativas de caçada dos tigres é realmente bem-sucedida.

2. Tigres não fogem da água

coisas que voce provavelmente nao sabe sobre os tigres 2

Boa parte dos felinos são conhecidos pela aversão à água. Não é assim com tigres. Isso ocorre devido à sua adaptabilidade aos diferentes tipos de ambientes, fazendo com que esses animais nadem e brinquem na água para se refrescar durante o calor do dia.

3. Os tigres brancos são raríssimos

coisas que voce provavelmente nao sabe sobre os tigres 3

Os tigres brancos não são albinos e não possuem essa cor para poder sobreviver melhor na neve. Seu pelo branco é o resultado de uma mutação genética que desativa os genes que geram pigmentos amarelos e vermelhos. A mutação é recessiva, então ambos os pais devem ter o mesmo gene para que seja transmitido para sua prole. Devido à sua raridade na natureza, os tigres brancos que vivem em cativeiros são regularmente cruzados para produzir mais descendentes brancos, embora isso possa levar a problemas de saúde como pés e rostos malformados, problemas cardíacos e visão prejudicada.

4. As listras de cada tigre são únicas

coisas que voce provavelmente nao sabe sobre os tigres 4

Por serem tão exclusivas como impressões digitais, a identificação e o rastreamento de tigres para fins de conservação podem ser realizada através de uma inspeção visual. Apesar de sua singularidade, todas as listras servem ao mesmo propósito: servir de camuflagem e facilitar o seu ataque contra presas.

5. Seu rugido é absurdamente alto

coisas que voce provavelmente nao sabe sobre os tigres 5

Um rugido de tigre pode atingir até 114 decibéis, o que é cerca de 25 vezes mais alto que um cortador de grama comum. Nos seres humanos, as pregas vocais possuem formatos triangulares, enquanto os tigres (e os leões) têm pregas vocais quadradas devido à gordura presente nos ligamentos. Esse formato quadrado faz com que estes grandes felinos rujam mais alto e usem menos pressão pulmonar.

Animais realmente incríveis, não é mesmo? Deixe o seu comentário! 😀