Em regiões de clima temperado no mundo, o outono é marcado pela folhagem colorida que lentamente cai de árvores e arbustos, cobrindo e colorindo o chão de uma maneira exuberante. Mas você já se perguntou por que algumas árvores perdem suas folhas durantes essa estação do ano?

A queda das folhas no outono é, basicamente, uma forma de autoproteção. Enquanto que as árvores que mantêm as suas folhas durante todo o ano possuem ceras e resinas espessas para protege-las do congelamento, as plantas decíduas geralmente têm folhagens finas que são suscetíveis ao frio. Uma vez que a água se expande quando congelada, as células das folhas se rompem durante o inverno, tornando-as inúteis para a fotossíntese. Sem deixá-las cair, tal árvore ficaria presa com milhares de apêndices improdutivos e sem conseguir produzir o seu alimento de maneira adequada.

Como se isso não fosse motivo suficiente, a área da superfície de todas aquelas folhagens também representaria uma ameaça à integridade física da planta. Os meses de inverno são frequentemente mais ventosos do que as outras estações e o vento contra as folhas de uma árvore fria e quebradiça pode causar grandes rupturas. O mesmo vale para o peso da neve acumulado em todas elas.

Por que as folhas caem no outono?

Curiosamente, as folhas de outono não são simplesmente arrancadas das árvores, mas sim separadas das plantas em um processo altamente controlado. À medida que os dias se passam e a temperatura esfria, os hormônios de dentro das plantas são ativados para iniciar o processo de abscisão. A produção de clorofila é interrompida e a pigmentação das folhagens começa a degradar-se, deixando-as vermelhas ou amareladas. Os vasos que levam água e açúcares para o resto da planta são fechados e uma camada de células, conhecida como “camada de abscisão”, começa a crescer entre os pedúnculos e os galhos que seguram as folhas.

Por fim, quando elas caem, a planta entra em dormência, economizando sua energia para a grande brotação da primavera que virá pela frente. Esse é o fim de todo o ciclo que começou com a queda da primeira folha no outono.

As árvores são surpreendentes, não é mesmo? Comente! 😀