A Segunda Guerra Mundial foi com certeza um dos maiores conflitos que já existiram, não é à toa que é chamada de “guerra mundial”. Caso você não saiba, o conflito começou no ano de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e uma das principais causas para a guerra acontecer foi a ascensão do Nazismo, partido fundado por Hitler que defendia a Alemanha, pertencente ao Eixo. Bom, eu acredito que todos aqui já estudaram ou estão estudando sobre isso e creio que muitos não sabem que o Brasil lutou SIM nessa guerra e inclusive fez um papel muito importante na reta final do conflito, é isso que iremos falar hoje. Espero que gostem!

Durante quase toda a guerra o Brasil se mostrou neutro e não participou de nenhuma ação, além do mais, até 1937 ele mantinha relações cordiais com a Alemanha, o que acabou sendo rompido um ano depois. Em 1942, o Brasil decidiu sair do modo neutro após romper relações diplomáticas com o Eixo (formado pela Alemanha, Itália e Japão) e por causa disso, os alemães decidiram atacar 19 navios brasileiros causando a morte de 500 pessoas.

brasil lutou na segunda guerra

Após ser pressionado, Getúlio Vargas, presidente do Brasil na época, decidiu apoiar os Aliados (formado pela Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos) e depois de acertar alguns assuntos, decidiu entrar na guerra. Os soldados brasileiros chegaram dia 16 de julho de 1944 à Itália. Vale lembrar que o Brasil estava lutando ao lado do exército norte-americano. Um coisa bem importante a se dizer aqui é que os brasileiros conseguiram derrotar e expulsar o exército alemão que ainda resistia no norte da Itália.

Além disso, em setembro de 1944, o nosso exercito também conseguiu dominar algumas cidades como Massarosa, Camaiore e Monte Prano e em janeiro de 1945 os soldados brasileiros ajudaram a dominar cidades estratégicas como Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. A guerra terminou em maio de 1945 e mesmo com pouco tempo de luta, o Brasil conseguiu mostrar sua força e fez uma importante diferença na Segunda Guerra Mundial, mesmo assim, muitas pessoas nem sabem que ele foi lutar nela, infelizmente.

brasil lutou na segunda guerra 1

Mas e aí, você sabia que o Brasil tinha lutado na guerra? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar!