Desde que os primeiros pirulitos comerciais surgiram no mercado moderno nos primeiros anos do século XX, historiadores e fabricantes de doces tentaram decifrar as origens desse produto que adoça a vida de várias pessoas ao redor do mundo. O pirulito é um tipo de bala dura que fica geralmente preso à um palito de madeira ou plástico. De acordo com algumas descobertas de historiadores, esse modelo de doce já foi usado muitas vezes antes dos tempos modernos, com registros que remontam sua presença na antiguidade.

A primeira aparição de algo semelhante ao pirulito moderno ocorreu há alguns milhares de anos. Em registros de achados arqueológicos, os pesquisadores puderam confirmar que nossos ancestrais usavam o mel como conservante para alguns alimentos que estragavam mais facilmente. Para facilitar o acesso à refeição, eles espetavam um pedaço de madeira nos alimentos cobertos com o mel, como frutas, nozes e cereais. Vale a pena destacar que eles também consumiam esses alimentos através de lambidas e mordidas, muito semelhante com a maneira que degustamos o pirulito nos dias atuais.

Com o passar do tempo, as quantidades limitadas de mel e a produção muito baixa de açúcar quase destruíram essa tradição de nossos ancestrais. Porém, tudo isso mudou no século 17 quando o açúcar se tornou mais abundante e barato. Os vendedores ambulantes de toda a Londres rapidamente encontraram nesse tipo de doce uma grande oportunidade de lucro e começaram a vender os “protótipos” dos pirulitos que eram produzidos em grandes quantidades e feitos manualmente.

qual e a origem do pirulito 1

Várias formas de pirulitos continuaram a se tornar populares nos séculos seguintes e muitos relatos dão conta de seu uso em vários territórios, incluindo a Inglaterra do século XIX e durante a Guerra Civil Americana. Quando o século 19 chegou ao seu fim, muitos fabricantes de doces em todo o mundo viram o potencial dos pirulitos e começaram a elaborar um plano para ganhar dinheiro com ele. Uma dessas pessoas que aproveitaram a onda foi o fabricante de doces americano George Smith que criou a primeira variante moderna do pirulito em 1908.

Nos tempos modernos, empresas multinacionais têm a capacidade de produzir uma quantidade verdadeiramente impressionante de pirulitos todos os dias, moldados em centenas de variedades e feitos a partir de inúmeras receitas. Além disso, alguns tipos especiais de pirulito podem ser utilizados como medicamentos, já que são bastante eficazes no transporte de princípios ativos para o organismo.

Você gosta de pirulito? Deixe o seu comentário! 😀