Curiosidades, História

Como surgiu o uso da bandeira quadriculada nas corridas?

Como surgiu o uso da bandeira quadriculada nas corridas?

Como fã de automobilismo, posso garantir que a bandeira quadriculada exibida no final de uma corrida é tão icônica como muitas bandeiras nacionais. Mas tentar descobrir como essa bandeira em preto-e-branco passou a ser usada como a indicação do fim da prova não é tão fácil quanto parece ser, mesmo assim podemos analisar alguns fatos interessantes.

A primeira documentação fotográfica de uma bandeira quadriculada sendo usada como em uma corrida é a foto abaixo, que foi tirada numa corrida da Vanderbilt Cup em Nova York no ano de 1906. A imagem mostra o responsável pela bandeirada, Fred Wagner, à esquerda acenando para o piloto vencedor, Louis Wagner. Mas como a foto não fornece detalhes sobre a origem da bandeira, teremos que recorrer a algumas hipóteses.

Primeiro registro fotográfico do uso da bandeira.

Uma das teorias mais conhecidas e engraçadas é de que a bandeira quadriculada surgiu nas corridas de cavalos dos EUA no século XIX. Estes eventos acabavam gerando enormes banquetes, muitas vezes servidos em mesas de toalhas quadriculadas. Quando a comida estava pronta para ser servida, as mulheres agitavam esses tecidos para que os corredores soubesses que o tempo de corrida havia acabado e que era a hora do rango. Alguns pesquisadores também afirmam que essa seria uma maneira de anunciar o prêmio do ganhador da corrida.

No entanto, a hipótese citada acima é apenas uma hipótese. A história do pano de mesa que tem sido contada ao longo de todos esses anos poderia muito bem ser apenas um conto. Isso porque a razão mais provável para o uso da bandeira quadriculada é o contraste que as cores proporcionam, sendo algo fácil de ser notado pelos pilotos. Nos primórdios das corridas, as pistas eram, basicamente, estradas de terra. Poeira e sujeira pairavam sobre o ar constantemente, dificultando a visão dos pilotos, até porque estamos falando de um esporte de alta velocidade. A contrastante bandeira xadrez preta e branca era fácil de ser detectada e, dessa maneira, constituiu a bandeira perfeita para ser utilizada na linha de chegada.

A utilização de duas bandeiras desse tipo também é comum.

Outro fato interessante sobre a bandeira quadriculada é que não existe um regulamento do seu uso. Por exemplo, não existe nenhuma regra exigindo um certo número de quadrados pretos e brancos, a colocação de logos em seu design ou até mesmo a maneira certa de agitá-la. Tudo é permitido, desde que ela seja quadriculada, obviamente.

Gostou? Deixe o seu comentário!

Leia Também: