Quando se trata de uma guerra, inovação é algo fundamental e a Segunda Guerra Mundial viu mais ideias insanas e armas desenvolvidas do que talvez qualquer outra que tenha ocorrido anteriormente. Uma das criações mais surreais foi o desenvolvimento do Antonov A-40, que ficou popularmente conhecido como o “tanque voador”.

Durante o período dos combates, os soviéticos estavam buscando uma maneira de colocar facilmente um tanque de guerra totalmente carregado de equipamentos em um campo de batalha. Com isso em mente, eles contrataram o projetista de aviões Oleg Antonov para criar um planador resistente o suficiente para carregar veículos blindados. Antonov, no entanto, decidiu ir muito mais além e acabou pegando um tanque de verdade e o conectou a um modelo de avião já existente.

Parece um conceito bastante simples, não é mesmo? Mas por causa do peso do tanque e da elevação limitada que as asas poderiam realmente fornecer, tanto armamentos quanto combustível e até mesmo blindagem precisaram ser removidos para colocar o tanque voador no ar para um teste. De acordo com os soviéticos, o A-40 fez um voo de teste bem-sucedido, embora “bem-sucedido” talvez seja uma palavra muito forte nesse caso.

voce sabia que os sovieticos criaram um tanque voador 1

Miniatura do “projeto inovador”.

Na verdade, a ideia funcionou pela metade. O tanque voador até conseguiu planar no ar, mas por causa de uma resistência aerodinâmica muito grande, o piloto teve que pousar logo depois. Posteriormente, a ideia foi abandonada pois os soviéticos não possuíam nenhuma aeronave poderosa o suficiente para carregar os enormes tanques sem se desfazer em pleno ar.

Antes mesmo de desenvolver o tanque voador, os soviéticos também chegaram a experimentar outras alternativas bizarras. Em uma delas, eles simplesmente deixaram os tanques caírem (com e sem paraquedas) para fora dos aviões para ver o que aconteceria. Como você deve ter adivinhado, isso não funcionou muito bem. Além disso, eles tentaram transportar tanques mais leves, mas no final das contas eles eram pequenos demais para causar um dano considerável durante um combate.

Ou seja, essas alternativas indicavam que algumas autoridades soviéticas realmente tinham um desejo de “fazer a morte cair do céu”. Mas eles acabaram chegando a uma conclusão de que seria bem melhor seguir em frente com armas e meios de transporte bem mais convencionais.

Bizarro, não é mesmo? Deixe o seu comentário! 😀