Não é surpresa para ninguém o fato de que um vulcão em erupção deve ser evitado a todo custo, dado o calor extremo da lava, as rochas lançadas pelo ar e as cinzas sufocantes que ele produz. Mas e os vulcões que não estão em erupção? Será que eles também podem apresentar algum tipo de risco à vida de alguma pessoa?

Basicamente a resposta é sim, os vulcões podem ser perigosos mesmo quando não estão em erupção, mas existem diferentes níveis de risco dependendo do estado do vulcão. Eles são geralmente categorizados da seguinte forma: ativos (vulcões que entraram em erupção nos últimos 10.000 anos), em erupção (vulcões ativos que estão passando erupções), dormentes (vulcões que ainda têm o potencial de entrar em erupção novamente) e extintos (que não entraram em erupção em um espaço de 10.000 anos e que muito dificilmente entrarão em erupção novamente). Enquanto os vulcões extintos não representam quase que nenhuma ameaça, os outros podem não ser tão seguros assim. Especialmente no caso de um vulcão ativo, existem certas precauções que devem ser tomadas pelas pessoas que desejam visitá-lo.

O primeiro risco associado a um vulcão ativo, mesmo quando não está em erupção, é o potencial para entrar em erupção a qualquer momento. Quanto mais próximo você estiver de um vulcão ativo, menor será a probabilidade de evitar as consequências de uma erupção. Isso não quer dizer que as pessoas evitem completamente viver perto de um vulcão.

os vulcoes sao perigosos mesmo quando nao estao em erupcao 1

Muitas vezes a fumaça de um vulcão pode ser mais perigosa que a própria lava.

De fato, existem muitas cidades como Nápoles na Itália e a capital do Equador, Quito, que foram construídas próximas a vulcões ativos. No entanto, embora haja um risco associado com a convivência perto de um vulcão, erupções típicas não costumam ser grandes e precauções são tomadas para que, caso elas ocorram, as pessoas que vivem nas proximidades sejam notificadas antes que um desastre possa acontecer.

Além de todo o perigo de uma erupção, é importante destacar que os vulcões são frequentemente cobertos de cinzas e detritos. Por causa disso, os estratovulcões (vulcões em forma de cone) são conhecidos por causar deslizamentos de terra muitas vezes mortais. Esses deslizamentos podem ser o resultado tanto de atividades vulcânicas quanto terremotos ou até mesmo chuvas. Por isso, mesmo quando não há fogo ou cinzas sendo expelidas de um vulcão, ainda existe um elemento de perigo no local.

Você teria coragem de visitar um vulcão ativo? Deixe o seu comentário! 😀