Cartão de crédito hoje é quase imprescindível, seja para uma compra online, para assinar serviços ou ainda para poder parcelar itens de maior valor. Porém, você já parou para pensar em como surgiu o cartão de crédito? Vamos descobrir!

Tudo começou na Assíria, Babilônia e Egíto há 3.000 anos, isto porque a nota de câmbio – que veio antes ainda da nota de banco que conhecemos hoje – só surgiu no século XIV, antes disso só haviam trocas e créditos. Porém, a primeira venda a ser realizada por crédito como conhecemos hoje ocorreu em 1730 quando Christopher Thornton vendeu seus móveis de forma parcelada onde cada parte poderia ser paga semanalmente. Esta foi a estratégia utilizada por ele para que conseguisse vender as peças que estavam há muito tempo em sua loja.

Após, entre os séculos XVIII e XX os tallymen vendiam suas roupas em troca de pagamentos também feitos de forma semanal, eles assim eram chamados em função da forma como controlavam as vendas ao utilizar uma vara de madeira. De um lado eram feitos talhos para demostrar a quantia devida enquanto o outro mostrava os pagamentos feitos. Então, na década de 20 surgiu um novo modelo de comércio onde o cliente poderia comprar agora e pagar depois, porém nos Estados Unidos apenas as lojas que emitiam este sistema o aceitavam. Essa foi uma ideia muito bem aceita pois facilitava para o cliente que poderia não ter dinheiro naquele momento e também para os comerciantes já que eles temiam o prejuízo.

como surgiu cartao de credito tricurioso

Agora, o primeiro cartão de crédito surgiu nos anos 50 e seu nome era Diners Club, foi o primeiro serviço que enviava uma cobrança para sua casa e foi chamado de dinheiro plástico. Um ano depois, o Diners Club tinha 200 clientes com cartão que poderiam utiliza-lo em 27 restaurantes de Nova York. Porém, apenas em 1970 surgiram os primeiros cartões com tarja magnética. Já o American Express tinha planos de criar um cartão desde 1946, porém só colocaram o plano no papel em 1957 quando viram o grande sucesso do Diners Club. Desde então o negócio só cresceu e hoje temos inúmeros tipos de cartões para assinar.

  • Uma última curiosidade, você sabia que a palavra crédito deriva do latim ‘confiança’?

Gostou de conhecer a história do crédito? Comente!