Se você costuma comer pipoca de micro-ondas com uma certa frequência já deve ter notado que esse tipo de alimento possui um cheiro bastante forte, não é mesmo? Muitas vezes temos que deixar a porta do eletrodoméstico aberta horas a fio para deixar todo o cheiro “ir embora”. Mas por que esse aroma consegue ser tão invasivo desse jeito?

Na maioria dos casos, o culpado de todo esse odor sufocante é um dos vários aromas artificiais conhecidos pela sua essência oleosa e amanteigada. Um dos aromas mais comuns na pipoca de micro-ondas é um composto chamado diacetil. Em alimentos como manteiga e creme azedo, o diacetil surge naturalmente como um subproduto da fermentação e confere aquele sabor cremoso e amanteigado desejado nesses tipos de alimentos. Para a sua utilização como aditivo alimentar, o diacetil é produzido em laboratório através da remoção do hidrogênio de outra substância, o 2,3-butanodiol.

O diacetil tornou-se assunto na comunidade científica no início dos anos 2000, quando pesquisadores publicaram descobertas feitas em uma fábrica de pipoca de micro-ondas na qual oito ex-trabalhadores desenvolveram uma grave doença pulmonar obstrutiva. Essa descoberta levou a uma série de estudos epidemiológicos em animais que descobriram que a substância pode danificar as células que revestem os pulmões e a traqueia. No entanto, por falta de evidências mais conclusivas sobre o seu efeito no corpo dos humanos, nunca se chegou a uma devida concordância sobre os perigos do diacetil.

por que a pipoca de microondas tem um cheiro tao forte 1

Além disso, você sabia que é possível sentir o cheiro de pipoca de micro-ondas em lugares bem diferentes? O urso-gato-asiático, um mamífero do Sudeste da Ásia, é famoso por cheirar a pipoca amanteigada. Isso porque outro composto que dá a pipoca de micro-ondas seu cheiro tradicional também está presente na urina desse bicho. Um estudo de 2016 publicado na revista The Science of Nature descobriu que a urina dessa criatura é rica em um composto chamado 2-acetil-1-pirrolina. Na pipoca, o 2-acetil-1-pirrolina emite um cheiro de torrado à medida que os açúcares nos miolos dos caroços de milho se aquecem.

Apesar de ser um fenômeno raro, caso o seu próprio xixi passe a ter um cheiro de “pipoca amanteigada”, é bom prestar atenção. Isso pode indicar que você está comendo ou bebendo uma grande quantidade de compostos chamados cetonas (o diacetil é uma cetona, mas outros tipos de cetonas são encontrados em outros alimentos). Se estiver com dúvidas sobre o comportamento do seu corpo, procure um médico para ter um diagnóstico mais preciso.

Você gosta da pipoca de micro-ondas? Deixe o seu comentário!