Aprendemos desde muito cedo que água é capaz de apagar o fogo, assim impedindo um grande desastre, porém existe um fato que sempre me chamou a atenção e me deixou curiosa: Por que líquidos podem pegar fogo?

Se você está confuso com minha pergunta, estou falando do álcool, querosene, gasolina e diversos outros líquidos altamente inflamáveis que, ao invés de terminar com o fogo assim como a água, só pioram a situação. Aqui vai a explicação sobre este curioso fato. Para compreender este fenômeno é preciso saber que tudo depende da composição deste líquido, ou seja, os elementos químicos que o forma. Compostos combustíveis tem como regra geral a fácil e rápida mistura com o oxigênio, é isso que provoca a combustão imediata e o principal culpado é o hidrogênio, elemento químico cujo papel é fundamental na manutenção das chamas.

por que liquidos podem pegar fogo tricurioso

O principal conceito que precisa ser compreendido está no fato de que para que algo pegue fogo, é preciso que seja liberada muita energia durante sua reação com o oxigênio, isso ocorre no momento em que o hidrogênio e o oxigênio se misturam. O álcool é um bom exemplo, isto porque o fogo se espalha de forma extremamente rápida em função do seu processo de evaporação veloz. Quando este combustível se apresenta no estado de vapor, a mistura com o oxigênio é muito mais eficiente e gera a combustão rapidamente. É por isso que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de álcool puro nos mercados, isto porque o número de queimaduras e incêndios causados pelo produto eram muito grandes em nosso país.

Retomando: Líquidos são capazes de produzir fogo porque ao entrarem em estado de vapor, se misturam facilmente com o ar e iniciam o processo de combustão. Logo, quanto mais rápido um produto evapora, mais rápido será o surgimento do fogo.

Curioso, não acha? Comente!