Há algum tempo aqui no TriCurioso eu falei sobre fazer sauna e seus benefícios para a saúde, porém pensando hoje esta prática me surgiu uma nova curiosidade. Afinal, quem inventou a sauna?

A história conta que a primeira sauna surgiu através dos povos egípcios no aano de 4.000 a. C. Além deles, outros povos já se usufruiam dos benefícios dos banhos de vapor, eram eles os árabes, fenícios e chineses. Desde sua origem a sauna é utilizada para fins de saúde e relaxamento, sendo recomendada para tratamento de ressaca, insônia, estresse, artite, reumatismo, sinusite, pele, combate ao envelhecimento precoce dentre diversos outros problemas.

Já a sauna seca surgiu na Finlândia através dos povos nômades e se tornou um símbolo do país, para se ter ideia hoje existem mais de 2,2 milhões de saunas no país e todas são consideradas ambientes sagrados com espaço para purificação do corpo e também da alma. Anos após, surgiram na Grécia antiga as saunas a vapor, técnica que após acabou sendo aprimorada pelos turcos através do uso de caldeirões de bronze cheios de água, este é conhecido hoje como banho turco.

quem inventou sauna tricurioso 1

Agora, o que poucas pessoas sabem é que nas saunas antigas, a ordem era tomar um grande choque térmico após se expor às altas temperaturas através de um banho gelado que traria grandes benefícios ao sistema circulatório. Até hoje a prática da sauna difere entre as regiões, algumas incluem ervas e aromas ao ambiente, outras determina que homens e mulheres precisam estar em ambientes separados e que devem fazê-la sem roupas. Tudo depende do local que você irá frequentar.

Então, partiu sauna para liberar o estresse desta quarta-feira? Gostou da matéria? Comente!