O designer gráfico e artista Brian Pollet, mais conhecido pelo apelido Pixel-Pusha, se “push-ou” ao limite (entendeu o trocadilho?) de criar um desafio para si mesmo o 20 Day Binge (algo como Chapação dos 20 dias, em tradução livre). Realizado em 2016, o desafio consistia no artista usar uma droga diferente por dia e realizar uma obra dentro do Photoshop de acordo com o que ele extraía dos efeitos de cada droga consumida.

Obs: Queremos deixar bem claro que a matéria tem intuito informativo, não buscando estimular o consumo de substâncias de precedência desconhecida. O TriCurioso não apoia a ingestão de qualquer tipo de droga ilícita.

No 1º dia, o artista usou butilona, uma droga estimulante, que dá sensação de euforia e aumento de batimentos cardíacos.

Segundo as palavras do próprio Brian, “O Binge project é inspirado por minhas primeiras experiências com psicodelia e festas nas quais o som rolando é a música eletrônica “A este ponto em minha vida, desejo expressar o que aprendi das (drogas) psicodélicas, o processo criativo, e música eletrônica.”

No 2º dia, o artista experimentou GHB, uma droga que, em doses recreativas, oferece efeitos semelhantes ao álcool como inibição social reduzida, relaxamento, dentre outros.

3º dia: Codeína (metilmorfina)

4º dia: THC, substância presente na maconha que causa, dentre outras reações, relaxamento, redução na velocidade de raciocínio, facilidade de riso e imaginação e outros sentidos aguçados.

5º dia: Álcool. Bom, acho que não preciso definir muito, né?

Pollet continua: “Imagine o passado, o futuro e tempo linear desaparecendo. Você só foca sua existência no presente. A ideia de um amanhã é risível. Posso criar arte sem me importar em um julgamento externo, sem superestimar meu processo, e intuitivamente se divertir criando a obra mais honesta.

6º dia: Nitrous, causa euforia

7º dia: Cocaína, que, além da euforia, causa sensação de poder, alta comunicabilidade

8º dia: Psilocibina, cogumelo alucinógeno que causa distorções sensoriais, principalmente na visão

9º dia: 4-HO-MiPT, alucinógeno que dá sensação de euforia

10º dia: Nitritos de alquila (conhecidos como “Poppers“), que causam sensação de euforia, aumentam a libido, desinibição, dentre outros.

11º dia: Dimetiltripamina, pó alucinógeno que induz à euforia

artista expoe efeito de 20 drogas diferentes em suas obras tricurioso dmt dimetiltriptamina

12º dia: Éter, substância que já foi usada como anestésico, por inibir regiões do cérebro, responsáveis pela manutenção de nossa consciência.

13º dia: 25i-NBOme, muito confundido com o LSD, por apresentar efeitos alucinógenos

14º dia: Metoxetamina (MXE), causa sensações de conforto, empatia, e até de projeções para fora do próprio corpo, que podem se aproximar a experiências de quase-morte.

15º dia: Metilenodioxi-metanfetamina (MDMA), acelera os batimentos cardíacos, podendo causar paranoias e visão turva

artista expoe efeito de 20 drogas diferentes em suas obras tricurioso MDMA

16º dia: Anfetamina, dá sensação de euforia

artista expoe efeito de 20 drogas diferentes em suas obras tricurioso anfetamina

17º dia: Mescalina, também conhecida como Peyote, causa visões em caleidoscópio, cores intensas, euforia e transe

artista expoe efeito de 20 drogas diferentes em suas obras tricurioso mescalina

18º dia: Cetamina, que altera a pressão arterial e causa anestesia

artista expoe efeito de 20 drogas diferentes em suas obras tricurioso ketamina

19º dia: LSD (Ácido Lisérgico Dietilamida), famoso alucinógeno que causa distorções visuais e intensificação de cores

artista expoe efeito de 20 drogas diferentes em suas obras tricurioso lsd

20º dia: Amor (oxitocina, vasoprecina, estrogênio, testosterona, serotonina, dopamina, norepinefrina). O que realmente me surpreendeu, além da escolha em si, foi a definição que o próprio artista deu para o que é amor: “Não se define por sexo e romance. Amor é uma dedicação que temos para levantar uma pessoa ou ideia que os ajuda a atingirem seu maior potencial

artista expoe efeito de 20 drogas diferentes em suas obras tricurioso amor

E aí, gostou? Comente pra gente! 🙂