Existem muitas razões para se apaixonar pela Finlândia. Esta “terra do sol da meia-noite” oferece aos visitantes belas paisagens, maravilhosas aventuras ao ar livre, cozinha deliciosa e costumes que a diferencia do resto do mundo.

Por isso, aqui estão listadas algumas curiosidades muito interessantes sobre esse país que possui incríveis belezas naturais e que ostenta um desenvolvimento econômico e social como poucos.

1. Um relatório da ONU divulgado no início de 2018 afirmou que a Finlândia é o país mais feliz do mundo. Em geral, os países nórdicos estão sempre no topo, principalmente devido à ótima qualidade de vida desses lugares.

2. Estimativas sugerem que existem mais saunas do que carros na Finlândia. Caso você queira saber mais sobre a origem das saunas que os finlandeses tanto amam, a nossa amiga Amanda já escreveu um post sobre o assunto aqui no TriCurioso.

fatos incriveis sobre a finlandia 1

3. As multas por excesso de velocidade na Finlândia são calculadas com base no rendimento total do infrator. Isso significa que os milionários podem enfrentar multas de até 100 mil euros ao dirigir mais rápido que o limite de velocidade.

4. Existem cerca de 187.888 lagos em todo o território finlandês. Por causa disso, país é chamado de “a terra dos mil lagos”.

5. Os países nórdicos são famosos por serem grandes consumidores de café e é óbvio que os finlandeses não seriam uma exceção. Os finlandeses tomam em média 2,4 xícaras de café por dia, o que equivale a cerca de 12 quilos de café por ano!

6. Existem mais bandas de Heavy Metal per capita na Finlândia do que em qualquer outro lugar do mundo. Nightwish, Lordi, Apocalyptica e Ensiferum são alguns exemplos de famosas bandas finlandesas do gênero.

fatos incriveis sobre a finlandia 2

7. Os finlandeses também bebem muito leite. Na verdade, eles têm o maior consumo anual de leite per capita do mundo.

8. A Finlândia é conhecida por oferecer educação gratuita de qualidade para seus cidadãos, inclusive no nível universitário.

9. A Finlândia foi o primeiro país europeu a conceder o direito de voto às mulheres. Por ser uma das nações mais igualitárias em termos de gênero no mundo, esse fato pode não ser uma grande surpresa nos dias atuais. No entanto, na época da liberação em 1906, isso era definitivamente algo especial.

10. Se você for viajar para lá durante os meses de inverno, lembre-se de levar vários agasalhos de frio. A temperatura mais fria já registrada no país ocorreu em 1999 na cidade de Kittila, onde a temperatura caiu para -51,5 graus Celsius. E você aí reclamando do frio da região sul…

11. A Finlândia é um dos poucos países no mundo onde é possível ver uma aurora boreal tão claramente.

fatos incriveis sobre a finlandia 3

12. Assim como os países vizinhos da Escandinávia, a Finlândia permite que as pessoas tenham liberdade de acesso a lugares naturais. Na prática, isso significa que você pode colher cogumelos e frutas, acampar, caminhar e curtir a natureza em qualquer lugar aberto, desde que não jogue lixo nesses locais.

Que país interessante, não? Deixe o seu comentário! 😀