Curiosidades

Como funciona uma garrafa térmica?

Quando pequeno eu ganhei de meus pais uma garrafa térmica do Homem-Aranha e acreditem, eu fiquei fascinado por aquilo, afinal ela deixava o suquinho de cada dia geladinho e ainda por cima era do Homem-Aranha… Melhor combinação. Eu nunca parei para pensar como esse tipo de garrafa funcionava, mas esses dias essa dúvida me veio a cabeça e por isso estou fazendo um post totalmente dedicado a isso. Tem essa dúvida também? Então vem comigo que é sucesso. Espero que gostem!

A garrafa térmica, como todos devem saber, tem como objetivo principal conservar a temperatura de seu conteúdo, ou seja, se você colocar água gelada dentro dela e fechar, pode ter certeza que durante um bom tempo o liquido continuara gelado. Para isso ocorrer com sucesso, é importante salientar que as paredes dessa garrafa não devem permitir a passagem de calor através delas. Caso você não saiba a propagação de energia térmica é efetuada por três modos diferentes: condução, convecção e radiação.

Para evitar trocas de calor por meio da condução, a ampola interna da garrafa é feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas, onde entre elas se forma o vácuo, que quase não conduz calor, já que há poucas moléculas para realizar essa ação. Para evitar as correntes de convecção (processo que ocorre com movimento das partículas), coloca-se uma tampa que possa fechar a garrafa muito bem, geralmente elas possuem uma borracha em volta para que assim nada passe por ali.

Já a troca de calor por radiação é evitada espelhando as paredes da ampola (Citada acima) tanto de dentro quanto de fora, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro do recipiente. Com todo esse processo, a garrafa térmica consegue manter a temperatura do liquido por algumas horas, já que ele não é 100% eficiente, mas cá entre nós… ela quebra um baita galho, principalmente no calor, não é mesmo?

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀

Leia Também: