Como bem sabemos, anualmente prestigiaremos o prêmio de maior relevância quando o assunto é cinema: o Oscar. Esta é uma premiação anual promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que foi fundada em 11 de maio de 1927 em Los Angeles, Califórnia. Lá são indicados filmes, diretores, atores e atrizes todos os anos para receber a conhecida estatueta dourada por seus trabalhos. Como é um prêmio entregue todo ano, acabei ficando curiosa: Quem ganhou o maior número de estatuetas?

Primeiro, vamos dar algumas informações interessantes. Você sabia que os indicados são escolhidos por uma banca onde existem mais de 5800 membros? Cada categoria precisa de 5 filmes indicados onde atores indicam atores, diretores indicam diretores e assim por diante. Hoje os principais prêmios são melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original e melhor roteiro adaptado. Mas vamos a resposta da pergunta que trouxe você até esta matéria.

qual ator ganhou mais oscar tricurioso 1

A atriz a levar o maior número de estatuetas do Oscar foi Katherine Hepburn (1907 – 2003) que acumulou quatro vitórias pelos filmes Morning Glory (1933), Guess Who’s Coming to Dinner (1968), The Lion to Winter (1969) e On Golden Pond (1982). Já o ator a colecionar mais estatuetas é Jack Nicholson que possui 2, uma por Um Estranho no Ninho (1975) e outra por Melhor é Impossível (1997). Ele também ganhou um Oscar como melhor ator coadjuvante por Laços de Ternura (1983).

Interessante, não acha? Comente!