Todos os homens que possuem barba devem passar pela mesma situação que eu: Coceira! Eu comecei a ter barba com mais ou menos 14 anos e, hoje, com 17 já possuo barba fechada, o que me leva a ter um maior cuidado com ela, afinal ela merece um carinho especial, não é mesmo? Eu gosto de ter barba e por isso, sempre que vou ao barbeiro, eu só peço para ele desenhar e também dar uma parada nela, sabe, pra ficar show de bola, se é que me entende. Porém, alguns dias depois, a minha barba começa a coçar muito e eu nunca entendi o porquê disso, então hoje decidi fazer esse post para desvendar esse mistério. Espero que gostem!

A barba normalmente coça quando ela é raspada com lâmina, já o corte dos fios da barba são feitos em ângulos que fazem com que eles fiquem pontudos, inclusive essas essas pontinhas podem fincar na pele, causando deste modo a coceira ou até mesmo uma irritação na pele. Sem falar que a nossa barba entra em contato com a pele e isso também acaba causando a desconfortável coceira. Outra coisa que também pode acarretar nessa situação é o acumulo de poeira, células mortas e outros tipos de substâncias como resíduos de comida.

por que a barba coça

Para quem não sabe, a pele que fica embaixo da barba acaba não recebendo a mesma quantidade de hidratação que receberia se não fosse coberta de pelos e por esse motivo, junto com os citados acima (acumulo de poeira, células mortas e outras substâncias), a barba coça. Mas como eu posso evitar isso? Bom, a mais recomendada é que você use um shampoo específico para barba por pelo menos algumas vezes durante a semana, para que assim todas as impurezas dela sejam eliminadas. Outra opção também é usar cremes hidratantes pré e pós barba, que ajudam a hidratar a a pele e com isso reduz o ressecamento da mesma.

Bom, mas é óbvio que você não vai usar essa última opção se você tiver uma barba lenhador (Como eu, diga-se de passagem). Nesse caso, é recomendo usar, além do shampoo para barba, loções pré barba em forma de óleo. Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀