É claro que hoje enviar cartas para o crush não funciona da mesma forma que antigamente, ao invés do CEP e endereço completo, precisamos apenas de um número de telefone para mantar aquela mensagem romântica no Whatsapp… Porém, quando o assunto é compras online, o CEP se torna imprescindível e isso me fez pensar: Como surgiu o CEP brasileiro?

Tudo começou em 1972 quando o ex-diretor dos Correios Moacyr Alves da Graça criou o CEP para que cada administração postal tenha a liberdade de possuir um código postal próprio. Porém, para que o CEP surgisse de forma efetiva foi necessária a mobilização de um grupo de funcionários dos correios que incluía também Alberto Nascimento dos Santos. No princípio, o código possua apenas 5 dígitos, porém com o passar dos anos foi necessário aumentar em função do grande volume de correspondências que começou a surgir. Então, em 1992 o CEP começou a ter 8 dígitos.

como surgiu cep brasileiro tricurioso

Mas como funciona o código? Hoje ele é formado por dois grupos, o primeiro é formado por 5 dígitos e representa a cidade enquanto o segundo possui 3 representando o logadouro em si, assim sendo separados por hífen. Isso representa a orientação geográfica para que o serviço dos correios seja bem mais facilitado, sabendo rapidamente a qual estado e cidade aquela encomenda precisa ser enviada. Atualmente existem 117 países pelo mundo que utilizam código postal. Uma curiosidade interessante é que no Brasil existem cidades que possuem um CEP único para todos os moradores enquanto outras tem um número para cada rua.

Gostou da curiosidade? Comente!