Curiosidades

Como surgiu o CEP brasileiro?

É claro que hoje enviar cartas para o crush não funciona da mesma forma que antigamente, ao invés do CEP e endereço completo, precisamos apenas de um número de telefone para mantar aquela mensagem romântica no Whatsapp… Porém, quando o assunto é compras online, o CEP se torna imprescindível e isso me fez pensar: Como surgiu o CEP brasileiro?

Tudo começou em 1972 quando o ex-diretor dos Correios Moacyr Alves da Graça criou o CEP para que cada administração postal tenha a liberdade de possuir um código postal próprio. Porém, para que o CEP surgisse de forma efetiva foi necessária a mobilização de um grupo de funcionários dos correios que incluía também Alberto Nascimento dos Santos. No princípio, o código possua apenas 5 dígitos, porém com o passar dos anos foi necessário aumentar em função do grande volume de correspondências que começou a surgir. Então, em 1992 o CEP começou a ter 8 dígitos.

Mas como funciona o código? Hoje ele é formado por dois grupos, o primeiro é formado por 5 dígitos e representa a cidade enquanto o segundo possui 3 representando o logadouro em si, assim sendo separados por hífen. Isso representa a orientação geográfica para que o serviço dos correios seja bem mais facilitado, sabendo rapidamente a qual estado e cidade aquela encomenda precisa ser enviada. Atualmente existem 117 países pelo mundo que utilizam código postal. Uma curiosidade interessante é que no Brasil existem cidades que possuem um CEP único para todos os moradores enquanto outras tem um número para cada rua.

Gostou da curiosidade? Comente!

Você também pode gostar de