Hoje, o airbag é um item não apenas indispensável como se tornou obrigatório em todo novo carro que sai das fábricas no Brasil, porém você sabe quem inventou o airbag? Vamos descobrir!

Caso você não saiba do que se trata, o airbag é uma bolsa de ar – como diz o nome – responsável pela proteção do passageiro durante um acidente de automóvel. Ele impede que seu rosto bata no painel, coloca seu corpo em posição ereta para evitar danos na espinha e ainda promove diversos outros benefícios relacionados a segurança em uma batida. Ele surgiu há apenas 31 anos no Salão do Automóvel de Frankfurt na Alemanha, isso em 1987 caso você esteja com preguiça de pensar muito. O primeiro a trazer tal item de segurança foi o Classe S – série 126.

Antes de trazer o airbag da forma como conhecemos, já em 1981 o Classe S trazia um dispositivo semelhante chamado de Sistema de Retenção Suplementar que era parte de diversas estratégias para a proteção do motorista. Porém, se engana quem pensa que a invenção do airbag foi moleza, isso porque as pesquisas para este item se iniciaram ainda na década de 60. Para saber quando abrir, o sistema de segurança utiliza sensores que sabem quando está para acontecer uma colisão, assim inflando a bolsa em um milésimo de segundo que é feita de tecido especial para atingir seus objetivos.

quem inventou airbag tricurioso

Pois bem, a popularização do airbag só se iniciou quando o item se tornou opcional em modelos sedãs e cupês da Classe C, sendo a Mercedes-Benz a primeira a oferecer o acessório para os passageiros em modelos de porte médio. Hoje, além do tradicional airbag no painel, também existem opções laterais tanto para a cabeça quanto para o tórax, isso além de versões personalizadas e adaptáveis.

Já conhecia essas informações? Comente!