Nos meninos é perceptível a diferença na voz quando estão crescendo e tornando-se jovens maduros, nas meninas esta modificação é bastante sutil. Além disso, podemos perceber que pessoas mais velhas também possuem vozes mais grossas do que as mais jovens e isso me fez pensar… É verdade que a voz envelhece?

Para chegarmos a uma conclusão, precisamos primeiro rever conceitos. A voz é produzida através da vibração do ar retirado dos pulmões através do diafragma que passa pelas cordas vocais, assim sofrendo algumas alterações em função da boca, lábios e língua. Porém, da mesma forma que o rosto, as mãos e até mesmo os órgãos internos envelhecem, a voz também passa por este processo. Isso porque existe uma ação natural cuja responsabilidade é do organismo onde ocorre um engrossamento das cordas vocais, isso além da redução dos movimentos articulares, calcificação das cartilagens, atrofia muscular laríngea e também perda da capacidade pulmonar.

verdade voz envelhece tricurioso

Tudo isso faz com que a voz fique bastante diferente quando comparada ao longo dos anos, inclusive é interessnate observar que o melhor desempenho vocal ocorre entre os 25 e 40 anos de idade. Porém, tudo isso considerando condições normais, isto porque existem diversos fatores variantes tais como a boa saúde tanto física quanto psicologica, fatores genéticos, sociais e ambientais. Este tipo de mudança também diferente dentre os sexos, os homens começam esse processo de alteração por volta dos 30 anos de idade enquanto as mulheres o fazem só por volta dos 50 anos devido à menopausa. Quer evitar o envelhecimento da sua voz? Seguem então algumas dicas:

– Use-a de forma correta
– Beba água regularmente
– Evite bebidas destiladas
– Evite também o fumo e a cafeína
– Não pigarreie
– Não fale muito alto ou muito baixo, de forma rápida, descompassada ou ainda por muito tempo com frequência.

Você sabia que isso poderia acontecer? Comente!