Nós somos mamíferos e vivemos cerca de 80 anos, gatos são mamíferos e vivem cerca de 20 anos e só nisso já conseguimos ver que há uma diferença imensa. Mas afinal, qual é o mamífero que mais vive? Somos nós, seres humanos?

Pois bem, vamos então a resposta. O mamífero que mais vive é a Baleia da Groenlândia (Balaena mysticetus) e, acredite ou não, sua expectativa de vida é de 210 anos em média!!! Elas são animais extremamente interessantes, vivendo ao redor de todo o mundo, porém é mais fácil encontra-las o mar da Groenlândia e por isso o nome. Diferente do que ocorre em outros animais, seu metabolismo não baixa em função do frio, assim mantendo sua temperatura de forma parecida a do ser humano. Agora, falando sobre sua alimentação, a Baleia da Groenlândia come plâncton e peixes de porte pequeno, isso além de seus favoritos: os crustáceos. Quando são pequenas, elas comem copépodes, porém quando atingem a idade adulta, desenvolvem preferência pelo crustáceo krill.

qual mamifero mais vive tricurioso 1

Outro fato muito interessante sobre este grande mamífero é que eles são capazes de quebrar placas de gelo que possuam mais de 30 centímetros de espessura para poderem assim respirar no mar gelado. E quando falo grande, não estou brincando, isto porque a Baleia da Groenlândia pode medir até 18 metros de comprimento e pesar mais de 100 toneladas. Elas levam cerca de 20 anos para atingir a maturidade sexual enquanto sua gestação pode levar de 12 a 16 meses, assim dando à vida a mais de um filhote por vez. O incrível é observar que esses filhotes tem a capacidade de crescer cerca de 1,5 cm por dia. Eles desmamam entre os 9 e 15 meses após nascerem, já a mamãe pode ficar grávida a cada 3 ou 4 anos.

São extraordinárias, não acha? Comente!