Muitos vão se lembrar desde remédio por conta de seus comerciais: Buscopan! Mas, você sabe para que ele serve?

O Buscopan Composto é um medicamento muito indicado no tratamento de sintomas de cólicas intestinais, urinárias, estomacais, que afetam vias biliares e órgãos do aparelho genital feminino. Podem ser adquiridos em comprimidos. Sua versão em gotas fora retirada do mercado pela indústria farmacêutica Boehringer Ingelheim do Brasil em julho do ano passado, após inconstâncias encontradas em alguns resultados no uso desta versão.

Funcionamento do Buscopan Composto

O medicamento Buscopan Composto apresenta ação antiespasmódica, e age sobre as contrações intestinais que causam dor, aliviando rapidamente e de forma duradoura as cólicas, desconfortos e dores abdominais. Exerce também propriedade de analgésico, o que inibe de forma eficaz a percepção da dor. O medicamento apresenta efeito logo após de ser tomado, podendo perdurar por entre 6 e 8 horas.

Contraindicações do Buscopan Composto

Não se deve utilizar o Buscopan Composto em caso de alergia a medicamentos analgésicos com composição semelhante à dipirona (fenazona, propifenazona, fenilbutazona, isopropilaminofenazona), a substâncias como butilbrometo de escopolamina ou a qualquer outro componente presente na composição do produto. O que inclui, como exemplo, o surgimento de agranulocitose (febre, dores de garganta e alterações na garganta e boca, ligados à ausência ou inibição na produção de células brancas na corrente sanguínea) depois do uso desta substância.

o que e e quais sao as aplicacoes do buscopan tricurioso comprimidos

Seu uso também é contraindicado para pessoas com asma induzida pelo uso de analgésicos, caso desenvolva reações anafilactóides (anomalias na pele e manifestação de inchaço nos lábios, garganta e língua) ou broncoespasmo (dificuldades nas vias respiratórias) logo após a ingestão de analgésicos (tais como diclofenaco, ibuprofeno, salicilatos, indometacina naproxeno e paracetamol).

Não se deve usar Buscopan Composto caso o paciente passar por comprometimentos na medula óssea (mesmo depois de tratamento com remédios compostos por agentes citostáticos, inibidores do crescimento e reprodução de células) ou problemas com o sistema formador de elementos para a corrente de sangue; deficiência genética na enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase, apresentando alto risco de alterações no sangue; porfiria hepática aguda intermitente (doença metabólica do sangue, provoca alterações na configuração da pele e do sistema nervoso); glaucoma (configura aumento na pressão dentro dos olhos); aumento de próstata, junto a dificuldades para urinar; passagem do conteúdo no estômago e intestinos estreitos; taquicardia (acelerados batimentos cardíacos); megacólon (dilatação no final dos intestinos); miastenia gravis (doença que causa fraqueza nos músculos), ou caso esteja no terceiro trimestre de gravidez ou amamentando.

Os comprimidos de Buscopan Composto também são contraindicados em raras condições hereditárias nas quais há intolerância à galactose; para mulheres a partir dos 6 meses de gravidez; e também no caso de mulheres grávidas, sem devido aconselhamento médico. Busque imediatamente informação com seu médico no caso de suspeitas de gravidez.

Compartilhe! E não se esqueça, não procure por medicamentos sem orientação médica 🙂