O público gamer é muito exigente, mas quando um game emplaca, não tem discussão. Por estas e outras, algumas produtoras se empenham na difícil missão de realizar o chamado remake de jogos famosos, atualizando gráficos, texturas e até mesmo um pouco da história e funcionalidades a fim de se encaixar no contexto atual dos vídeo games, porém, sem decepcionar os fãs das grandes franquias, além de explorar a nostalgia da melhor maneira possível.

Vale lembrar a diferença entre remake e remaster, pois no segundo, ocorre apenas uma melhora nos gráficos (e, talvez, no som) de um game, sem alterar significativamente sua mecânica e história. Em outras palavras, deixa o game antigo mais “bonito”. Como exemplo, temos este remaster de Oni, da produtora Bungie, lançado em 2001:

Vamos conferir aqui alguns dos remakes que mandaram muito bem aos olhos do público!

Prince of Persia Classic (2007)

Quem é mais novo pensa que a série já começou no X-Box com Sands of Time, mas a realidade é totalmente diferente. O primeiro game da franquia era em 2D, para o MS-DOS, um dos primeiros sistemas operacionais de computador, antecessor do Windows que conhecemos hoje. A produtora Ubisoft resolveu realizar um remake do primeiro lançamento do game em parceria com a produtora Gameloft em 2007 com a mesma visão de câmera, porém, gráficos muito melhores, comandos mais práticos e até algumas missões diferentes sob o nome Prince of Persia Classic. Outro detalhe mantido no remake é o tempo de uma hora para resgatar a princesa.

Tomb Raider Anniversary (2007)

Lara Croft do primeiro game de sua franquia também teve a feliz dádiva de sair do 3D super quadrado, recebendo um remake pela própria produtora Eidos Interactive, em seu aniversário de 10 anos. Apesar de manterem os mesmos cenários do primeiro game em sua essência, suas texturas e gráficos foram significativamente melhorados, mais realistas, como o lançamento da mesma época do remake, Tomb Raider Legend, de 2006. Inclusive o up nos gráficos ficou tão bom que algumas partes do game não se parecem nem de longe com o original.

Ratchet and Clank (2016)

Muitos dizem se tratar de um remaster, outros, um remake, e ainda outros acham que é uma mistura dos dois. Porém, o que é indiscutível é a beleza deste lançamento de 2016. Ratchet & Clank, além de gráficos muito melhores usando cores mais vivas, também teve muitos itens adicionados aos cenários, além de controles mais simples. Notamos a preocupação com detalhes pelo comportamento dos personagens parados, piscando os olhos, observando os lugares. O remake de 2016 para Playstation 4 também recebeu uma nova ending para sua história.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (2017)

Eu não sou o tipo de gamer que fica brigando para dizer qual o maior mascote de todos os tempos. mas tenho certeza que muita gente de gerações passadas se divertiu muito com este carinha aqui. Crash Bandicoot foi tão bem sucedido e marcante no Playstation 1 que o ratão (sim, Crash não era uma raposa, como pode parecer. Na verdade, Bandicoot é um tipo de rato) voltou em 2017 com N. Sane Trilogy. Os fãs do mascote da Naughty Dog ficaram muito satisfeitos os resultados. Saca só!

Resident Evil (2002)

Creio que o game que ilustra nossa matéria tenha sido um dos remakes mais comentados e bem-sucedidos até hoje. Lançado pela clássica Capcom em 2002, Resident Evil  foi mais ou menos o seguinte: A equipe da Capcom deixou todos os gráficos, sons e até alguns controles de lado, para criar um game novo com cenários, personagens, equipamentos novos e até adicionar alguns pormenores em sua história, todos inspirados na essência do primeiro game de 1996 para Playstation. Lembro até hoje do quão traumatizado fiquei ao ver a cena do primeiro zumbi do game, pela primeira vez :-S

E aí, gostou? Compartilhe com seus amigos, comente pra gente! 🙂