Todos nós já ouvimos alguém falar dos malefícios causados pelo consumo exagerado do sal. Ele pode piorar ainda mais a situação de quem tem pressão alta ou até mesmo aumentar risco de uma pessoa contrair doenças cardíacas, hepáticas e renais, mas você também sabia que o consumo muito baixo do sal também pode causar problemas?

Por mais que a presença do sal na nossa dieta tenha sido demonizada (e com certa razão), ele desempenha um papel vital no funcionamento de nosso corpo. O sódio, presente no sal de cozinha, é um eletrólito, o que significa que ele cria um íon eletricamente carregado quando dissolvido em fluidos como o sangue. Nossos corpos precisam de eletrólitos para facilitar a geração de impulsos nervosos e regular funções cruciais como a frequência cardíaca, digestão, respiração, atividade cerebral e pressão sanguínea.

Mesmo que uma pessoa perca um pouco de sódio todos os dias ao suar e ao urinar, geralmente essa quantidade não é suficiente para causar uma deficiência de sódio, a menos que o indivíduo esteja gravemente desnutrido. Em geral, os alimentos que ingerimos nos fornecem sódio mais que suficiente para substituir o que perdemos.

o que acontece se alguem parar de comer sal 1

Por outro lado, um ser humano pode diminuir drasticamente seus níveis de sódio ao beber muita água e, consequentemente, diluir a concentração do elemento químico no corpo. Isso pode levar a uma condição potencialmente perigosa conhecida como hiponatremia. A hiponatremia pode desencadear sintomas que vão desde cãibras musculares, náuseas, vômitos a até mesmo um estado de coma, embora esse último ocorra em raríssimas situações. É por isso que os atletas são sempre aconselhados a consumir bebidas energéticas ricas em eletrólitos durante suas atividades físicas para compensar a perda de sódio e outros minerais essenciais.

Alguns estudos apontam que uma pessoa precisa entre 1.500 a 2.000 miligramas (mg) de sódio por dia, mas nem por isso você precisa sair por aí medindo todo o sal que consome. Ao seguir uma dieta balanceada, a maioria de nós tende a ingerir uma quantidade apropriada de sal, simplesmente devido a ao balanceamento entre os minerais que os alimentos oferecem. Por isso, dê preferencia a uma alimentação mais abundante em alimentos naturais e evite o consumo desenfreado de comidas processadas.

É tudo uma questão de equilíbrio, não é mesmo? Comente!