As bananas são uma ótima fonte de potássio, excelente fonte de vitaminas e como todos sabem, a fruta mais reconhecível no planeta. Talvez todo esse reconhecimento seja em boa parte devido ao seu formato, até porque você não encontra em qualquer lugar uma fruta que se parece com uma lua crescente e é justamente a sua forma que levanta uma questão pertinente: afinal, por que as bananas são tortas?

Segundo especialistas no assunto, primeiramente é necessário entender que as bananas passam por um processo cientificamente chamado de “geotropismo negativo”. O que isso significa, em termos leigos, é que à medida que as bananas crescem elas se tornam “pesadas demais” para a planta e acabam se desenvolvendo em direção ao chão. No entanto, as bananas precisam absorver a luz do sol para que seus tecidos se desenvolvam da maneira certa e garantam o crescimento ideal do fruto. Como as bananas precisam do sol, mas ao mesmo tempo estão crescendo para baixo, se torna necessário que elas se curvem para cima em uma busca obstinada pelos raios solares. Ou seja, a banana está se enrolando contra seu próprio peso do mesmo modo como muitas pessoas fazem em determinados exercícios físicos.

por que as bananas sao tortas 1

Muito provavelmente, toda essa engenhosidade tem a ver com o local de origem das bananas: as florestas tropicais do sudeste da Ásia, onde notoriamente existe pouca incidência de luz solar. Desse modo, a banana conseguiu se adaptar, evoluir e sobreviver ao longo de todos esses anos.

Se a fruta crescesse em direção à pequena quantidade de luz que penetra lateralmente através da vegetação, a planta poderia se desequilibrar e até mesmo tombar. Então elas desenvolveram uma maneira de crescer em direção à luz sem desestabilizar a planta, de modo que o formato “torto” desses frutos serve como prova de todo o esforço que eles fazem para se manter vivos e saudáveis.

Por isso, quando você estiver com preguiça de sair de casa para tomar um ar fresco, lembre-se que até as bananas fazem malabarismos incríveis para receber um pouco de luz solar. Fica a dica!

Sabia dessa? Compartilhe o seu comentário com a gente! 😀