Todos nós soltamos em média 14 puns por dia, sendo que boa parte deles ocorrem quando estamos dormindo. Apesar de não ser algo lá muito agradável, eles fazem parte do processo digestivo natural e não tem como fugir disso. No entanto, existem alguns alimentos que estimulam a produção de gases de uma maneira mais perceptível, incluindo o feijão, que é presença garantida no almoço dos brasileiros. Mas por que esses grãos produzem tantos gases assim?

Feijões, assim como outras leguminosas, geralmente causam gases porque contém um açúcar em particular chamado oligossacarídeo que o corpo humano não consegue decompor completamente. Os oligossacarídeos adquirem a forma de moléculas grandes e por causa disso não são decompostos e absorvidos da mesma forma que outros açúcares que passam pelo mesmo processo digestivo que ocorre no intestino delgado. Isso ocorre porque o corpo humano na verdade não produz a enzima que seria necessária para inibir os efeitos dos oligossacarídeos.

por que o feijao causa gases 1

Os oligossacarídeos fazem todo o caminho através do trato digestivo até o intestino grosso ainda não totalmente digeridos. São as bactérias que vivem no intestino grosso que finalmente os destroem. Este processo é o que acaba produzindo o gás que eventualmente é liberado através de flatulências. É importante destacar que outros fatores, como o estresse, podem complicar ainda mais a situação ao fazer com que o alimento se mova através do trato digestivo muito rapidamente para ser digerido, o que resulta em uma quantidade maior de gás sendo produzido no intestino grosso.

Vale lembrar que, desde que não esteja causando dor ou inchaço excessivo, o gás é uma parte natural e benéfica de todo o processo que envolve a digestão dos alimentos. Na verdade, o gás é uma indicação de que as coisas nos intestinos estão indo exatamente como deveriam. Os gases em si não causarão nenhum dano real, mas tomar medidas para minimizar a sua produção podem ser úteis ser eles estiverem causando algum tipo de problema. Pessoas que realmente sentem um desconforto na região abdominal com frequência devem procurar um médico que vai indicar a melhor forma de lidar com a situação.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente!