Olhe bem, preste atenção pois esta informação é de cair o queixo! O Ministério das Antiguidades do Egito divulgou que uma expedição encontrou um local extraordinário datado do ano 5000 a.C, lá existem vestígios de uma aldeia neolítica que antecede o surgimento até mesmo das próprias pirâmides de Gizé em 2,5 mil anos! Incrível, né?

Esse local fica em Tell el-Samara, há mais ou menos 140 quilômetros do Cairo. Segundo o arqueólogo responsável pelas escavações chamado Frederick Geo, este é um dos vilarejos mais antigos conhecidos no Delta do Nilo, local onde o rio forma diversos braços que deságuam no Mar Mediterrâneo. Lá foram encontradas diversas peças extraordinárias tais como pedra e cerâmica, diversos silos de armazenagem onde guardam ossos de animais e resíduos de plantas. Segundo os especialistas, esta é uma das provas que ali vivia um povo estável nas zonas úmidas há sete mil anos.

Vilarejo no Egito

“Analisando o material biológico que foi descoberto, teremos uma visão mais clara das primeiras comunidades que se estabeleceram no Delta e as origens da agricultura e fazendas no Egito”, afirmou Nadia Khedr, funcionária do Ministério das Antiguidades do Egito

Segundo os estudiosos, as plantações eram feitas com base na chuva da época e isso pode ter possibilitado a capacidade de uma agricultura de irrigação em grande escala. Agora, o objetivo é compreender como os egípcios mudaram-se para o norte da África onde desenvolveram práticas de agricultura sustentável.

Caso você não saiba, as conhecidas pirâmides do Egito não foram erguidas até a era do Império Antigo e este vilarejo é uma importante evidência de que existiu vida organizada em sociedade no Vale do Nilo em 300 mil anos a. C., ou seja, antes mesmo do período Neolítico.

Sensacional, não acha? Comente!