É isso mesmo que você leu, caso seja um fumante passivo em função de ter algum familiar que fuma, aconselho que comece a se cuidar. Primeiro, um quadro para que você compreenda o grande problema de saúde que é causado pelo vício. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo é a maior causa de morte evitável em todo o globo, isso além de ser responsável por 63% das mortes causadas por doenças crônicas não transmissíveis como, por exemplo, bronquite e enfisema pulmonar (85%), câncer e doenças coronárias (30%) e fatalidades por doenças cerebrovasculares (25%).

Além disso, o tabagismo também está relacionado ao desenvolvimento de doenças complexas tais como tuberculose, infecções nas vias respiratórias, infertilidade, impotência sexual, úlcera gastrintestinal, catarata, osteoporose e muitas outras. Porém, além do próprio fumante, quem sofre também é a família e pessoas que estão ao seu redor. Para ter ideia, 21 milhões de brasileiros hoje fumam e com certeza todos possuem pelo menos uma pessoa com quem convive diretamente.

Fumantes Passivos

Segundo o Ministério da Saúde, são um mínimo de 14 milhões de brasileiros que são fumantes passivos e que correm o sério risco de possuir tipos malignos de tumor, caso você não tenha percebido este grupo compõe 7% de toda a nossa população nacional. Além do câncer, este grupo também pode desenvolver derrames cerebrais, alergias alimentares, colite ulcerativa, pneumonia e asma, as mulheres ainda podem desenvolver câncer de colo de útero, tendo 73% mais chance do que quem não é fumante passiva.

A pesquisa publicada na renomada revista científica Pediatrics, demonstrou que ambientes que são expostos à fumaça do cigarro ficam impregnados por partículas cancerígenas que permanecem ali por até dois meses. Outro artigo publicado no American Journal of Preventive Medicine afirma que crianças que convivem com pessoas fumantes durante a infância possuem grande chance de possuir doença crônica de pulmão ao crescer e vale lembrar que esta pode ser fatal!

Ou seja, você adulto fumante, lembre-se que esta é uma escolha unicamente sua, então tenha cuidado e  proteja sua família e pessoas que você ama desta fumaça tóxica. Porém não apenas isso, tenha empatia e lembre-se do próximo ao fumar nas ruas, expelindo este veneno em todos ao seu redor, inclusive crianças.