Lhamas e alpacas têm sido usadas ​​pelos humanos como meio de transporte e produção de lã por alguns milhares de anos. Ambas as espécies são encontradas principalmente em países andinos, como Peru e Bolívia, além de fazer parte da família dos camelos, a Camelidae. Alpacas e lhamas são duas das quatro espécies lamóides, sendo que as outras duas espécies, vicunha e guanaco, são suas “primas” selvagens. Curiosamente, todas as quatro espécies são capazes de cruzar e criar descendentes férteis, mas você conseguiria diferenciar qual animal é uma lhama e qual é uma alpaca?

A diferença mais notável entre os dois animais é o seu tamanho. As alpacas são geralmente menores, com cerca de 90 cm de altura e pesam entre 55 a 65 kg. As lhamas são maiores, com cerca de 120 cm de altura e peso médio de 113 kg. Além da diferença no tamanho, seus rostos também são diferentes: as alpacas têm rostos pequenos e com orelhas curtas, enquanto as lhamas têm rostos mais alongados e com orelhas praticamente do tamanho de uma banana.

qual e a diferenca entre lhamas e alpacas 1

Essa é uma lhama.

Outra diferença fundamental é o cabelo delas. Alpacas têm cabelos desgrenhados que são usados ​​para produção de lã. Sua cor de cabelo pode variar muito, desde cores claras como o branco e o amarelo até uma coloração mais escura, como o marrom e o preto. O cabelo dos lhamas é mais grosso e sua lã é considerada inferior, mas alguns criadores de lhamas já estão trabalhando na criação de uma raça modificada que consiga produzir cabelos mais finos e macios.

qual e a diferenca entre lhamas e alpacas 2

Essa é uma alpaca.

Os humanos geralmente usam lhamas como animais de carga, já que conseguem carregar uma quantidade considerável de peso. Uma lhama pode transportar uma carga de 50 kg por até 30 km por dia. No entanto, é importante cuidar muito bem delas, pois quando se sentem sobrecarregadas ou maltratadas, elas reagem cuspindo, chutando, deitando-se no chão ou até mesmo se recusando a continuar o trajeto. Mas na maioria das vezes as lhamas são criaturas gentis. As alpacas, por outro lado, são um pouco mais tímidas e gostam de ficar juntas com seu rebanho.

E você, tem alguma preferência entre elas? Comente! 😀