Quando o assunto é videogame, é impossível não pensar no Playstation. Ao longo dos anos, a linha de consoles da Sony conseguiu manter sua posição no mercado de games de uma maneira tão sólida que suas características são facilmente reconhecíveis. Um bom exemplo disso, são as formas geométricas que figuram nos controles do Playstation desde quando a primeira versão do console foi lançada, no final de 1994. Mas algumas dúvidas relacionas a isso ainda persistem na cabeça de muitos jogadores, incluindo aqueles que se declaram como fãs de carteirinha da empresa japonesa: o que essas formas malucas significam?

Quem certamente tem as respostas para essa questão é Teiyu Goto, um dos grandes responsáveis pelo design dos produtos da linha Playstation. Ele foi a pessoa escolhida pelos executivos da Sony para trabalhar no desenvolvimento dos controles do primeiro console da marca, mais de vinte anos atrás. Durante uma entrevista à imprensa  realizada recentemente, Goto explicou qual foi a simbologia que ele levou em consideração ao criar o design dos botões.

voce sabe qual e o significado dos simbolos do controle do playstation 1

Circulo e X

Esses botões representam as decisões “sim” e “não”, respectivamente. Como nos países do ocidente o significado desses símbolos costuma ser justamente o contrário, Goto disse que foi questionado por outros membros da Sony sobre um possível equívoco que ele teria cometido, mas ele assegurou que era aquilo mesmo que ele desejava. É por causa disso que nos jogos desenvolvidos no Japão os jogadores confirmam uma ação apertando no “círculo”, enquanto jogos lançados nos EUA a confirmação se dá ao pressionar o “X”.

Triângulo

O triângulo representa o ponto de vista, representando a cabeça do jogador na hora de tomar uma decisão.

Quadrado

Segundo Goto, esse símbolo representa simplesmente um pedaço de papel. Ele queria que esse botão representasse os menus e documentos nos jogos.

Outro fato interessante é que a Sony chegou a produzir quatro protótipos antes de lançar a versão definitiva do controle como conhecemos. Como você pode ver na imagem abaixo, apenas uma versão dos protótipos apresentava os botões com formas geométricas. E cá entre nós, eles acertaram em cheio ao escolher a versão definitiva ao invés desses protótipos, não é mesmo?

voce sabe qual e o significado dos simbolos do controle do playstation 2

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀