Hoje iremos falar sobre bigornas, porém antes tenho que dizer como conheci esse material. Eu, como um bom garoto, jogava muito Minecraft, game que te permite criar/destruir tudo o que você quiser. Além de ser um game de sobrevivência, afinal a noite monstros aparecem e se você não se cuidar o “game over” tomará conta da sua tela.

No Minecraft o player pode também construir armas, como espadas, e ferramentas de trabalho, como picareta, enxada, machado e até mesmo uma pá, porém engana-se quem acha que esses materiais duram para sempre, além do mais a medida que você os usa, ele se desgasta até quebrar e então o player terá que fabricar outra OU poderá repara-la em uma bigorna antes de ser destruída. Eu sempre usei esse esquema da bigorna, mas nunca parei para pesquisar qual a função de uma bigorna, afinal, será mesmo que ela concerta instrumentos de trabalho? É o que iremos descobrir hoje!

para que serve uma bigorna 1

A bigorna era uma material muito utilizado por ferreiros como apoio para que armas ou ferramentas de ferro fossem moldadas com marteladas, afinal a bigorna é mais resistente que o material que o ferreiro está fazendo e com isso, ao martelar o objeto que está sendo produzido, a bigorna “devolve” parte da energia da martelada, diminuindo o esforço do trabalhador. Vale lembrar que a bigorna de metal surgiu no Egito antigo, porém a primeira versão desse objeto, feito de pedra, foi criada ainda na pré-história.

Mas é importante frisar que a ascensão do objeto ocorreu durante a Idade Média, quando era muito utilizada para a fabricação de facões, espadas e armaduras nobres que inclusive tinham um preço exorbitante. Para você ter noção, uma armadura nobre moldada pela bigorna, teria o mesmo preço que uma ferrari… Insano, né não?

para que serve uma bigorna 2

Infelizmente, a bigorna entrou em desuso ainda no fim do século 19 e com isso algumas pessoas decidiram pegar elas para “brincar” e lança-las ao ao livre com a ajuda de explosivos, inclusive é daí que surgiu as piadas dos desenhos animados envolvendo o objeto. Mas e aí, o que achou? Comente logo abaixo 😀