Há alguns dias eu contei para vocês o porquê de Deus expulsar Lúcifer do céu e achei bastante interessante toda esta mitologia religiosa a qual desconhecia. Por isso, hoje decidi esclarecer outra dúvida: Afinal, quem é o Espírito Santo?

Pois bem, o Espirito Santo para o cristianismo é a terceira prosopon da Santíssima Trindade ao lado de Deus Pai e Deus Filho, sendo assim o Deus onipotente. Ou seja, ele faz parte do Deus Triuno que se manifesta como três unidades de uma única divindade chamada Deus. É por isso que o sinal da cruz é formado por Pai, Filho e Espirito Santo.  Mas e qual é seu papel? É Ele quem proporciona o contato direto a Deus. Fazem parte de suas funções:

– Falar de Jesus, assim tornando-o conhecido pela humanidade.
– Converter o pecador, sendo obra dele o momento em que se percebe o pecado e pede-se perdão.
– Fazer parte da crença quando o novo cristão aceita à Jesus e o recebe.
– Levar orações à Deus

quem e espirito santo tricurioso 1

A Igreja Católica Apostólica Romana crê que o Espirito Santo foi alguém real que veio 50 dias após a ressurreição de Jesus para orientar os Apóstolos e os fazer não sentir mais dúvidas, assim tendo a confiança necessária para disseminar a palavra do Senhor.

Uma curiosidade interessante e que poucos sabem é que a compreensão do chamado ‘mistério da Santíssima Trindade’ é variável dentre as diferentes crenças cristãs. Existem algumas que se intitulam trinitárias, assim acreditando que existe um ponto de vista majoritário acima, agora os que se dizem não trinitários acreditam no Espirito Santo de uma forma diferente. Até mesmo dentre a primeira opção existem divergencias, as Igrejas Católicas Orientais e Igreja Ortodoxa pregam que o Espirito Santo vem após o Pai enquanto a Igreja Católica o vêo após o Pai e o Filho, criando uma doutrina chamada Filioque.

Já no judaísmo o termo Espirito Santo de YHWH surge tanto no Talmud quanto na Midrash e significa inspiração profética ou ainda algo como uma metonímia de Deus, sendo assim uma figura de linguagem para representa-lo. Mesmo que por vezes personificado, os judeus creem que o Espirito Santo seria uma qualidade de Deus e não uma representação única de divindade.

Curioso, não acha? Comente!