Para quem não sabe, eu estou cursando o terceiro ano do ensino médio, conhecido também como “Terceirão” e se você já passou por essa fase deve saber que não é fácil, além do mais você tem que estudar pras provas do colégio e para o vestibular, o que é praticamente impossível e muito cansativo, mas sabe o que me faz continuar e não desistir? Saber que é o último ano do colégio e depois de todo esse belo sofrimento eu estarei livre… Doce ilusão. Enfim, recentemente eu tive um trabalho de história que o tema era: Imigração no Brasil e eu curti tanto pesquisar sobre esse assunto que decidi trazer um post sobre isso aqui para vocês. Espero que gostem!

As pessoas começaram a vir para o Brasil pois viam nele uma terra cheia de oportunidades de emprego e chances de prosperidade (Parece que o jogo virou, não é mesmo?). Vale lembrar que italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, dentre outros que imigraram para o nosso país vieram para fugir dos desastres que as duas guerras mundiais causaram aos seus países. As oportunidades de empregos citadas anteriormente foi consequência da Lei Eusébio de Queiroz, que proibia a entrada de escravos no Brasil na metade do século XIX, período conhecido como 2ª reinado.

por que os imigrantes vieram para o brasil

Com essa lei o país necessitava de mão de obra, já que os senhores de terras não queriam pagar salários aos ex-escravos e foi isso que motivou a vinda de diversos povos de várias partes do mundo em busca de emprego, moradia e chances de prosperidade.

Mesmo a lei tendo saído só na metade do século XIX, a imigração para o nosso país começou de verdade no início do século, em 1820, época em que aqui chegaram os suíços e alemães. Os suíços se instalaram na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, enquanto os alemães foram em direção à região de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para que pudessem trabalhar em áreas agrícolas e pecuárias.

Depois disso os italianos vieram para o Brasil em direção à cidade de São Paulo para a atividade industrial e para o comércio. Vale lembrar que cidades do interior do estado também receberam imigrantes italianos, onde inclusive eles trabalhavam nas lavouras de café. Já os japoneses só começaram a vir aqui para o Brasil no século XX, sendo que a maioria deles também foi trabalhar em lavouras de café.

por que os imigrantes vieram para o brasil 1

Bom, dos portugueses eu nem preciso falar, né não? Afinal eles estão aqui desde a “descoberta” do Brasil lá no século XVI, porém a vinda deles começou a ser mais intensa, por volta do século XVII, pois a Coroa Portuguesa voltou seus olhares para o Brasil devido ao enfraquecimento das relações comerciais com a Ásia. Vale lembrar que no século XVIII, milhares de imigrantes portugueses chegaram ao nosso país tendo em vista o desenvolvimento da mineração no Brasil Colônia.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo! Vale lembrar que diversos outros povos também imigraram para cá, porém neste post decidi focar só em alguns 😀