Sempre quis entender a história do café, isto porque vi meus pais a vida toda tomarem um cafezinho e logo irem dormir, assim deixando um paradoxo na minha mente: café não deveria mantê-los acordados? Café realmente nos mantem acordados? Vamos descobrir!

Para ser bastante específica, preciso ressaltar que não é exatamente o café que tem este efeito, mas sim a cafeína que há nele. Esta é um alcaloide de nome trimetilxantina (ou C8H10N4O2) que quando isolada, se torna um pó branco e cristalino de sabor bastante amargo, para obtê-lo é preciso que um café ou chá passe pelo processo de descafeinização. A cafeína funciona como um estimulante cardíaco e ajuda muito na hora de buscar recursos para se manter acordado ou se sentir agitado. Existem muitas pessoas que precisam de sua dose diária de cafeína – através de uma forte xícara de café – para se sentirem despertos durante as manhãs

Cafe realmente mantem acordados tricurioso 1

Vale a lembrança de que a cafeína também é uma droga e é capaz de causar dependência como qualquer outra, porém é claro que de forma mais branda. O curioso é que ela age nos mesmos mecanismos que anfetaminas, cocaína e heroína, assim estimulando o cérebro e o manipulando da mesma forma que as drogas mencionadas agem. Para evitar que alguém durma, a cafeína altera reações químicas no cérebro, assim interrompendo padrões diários de sono. São essas reações químicas alteradas que aumentam a atividade nervosa e nos mantem atentos e hiperativos.

Porém, todo este efeito um dia passa. Por isso que meus pais, ao tomar uma pequena xícara de café, sentiam sono algum tempo depois, seus cérebros ficavam exaustos com tamanha quantia de ação em um curto espaço de tempo. Curioso, não acha? Comente!