Já ouviu falar em “dor fantasma”? Ela é muito mencionada quando nos referimos a casos de pessoas que precisaram amputar algum membro do corpo, seja por conta de acidentes ou doenças.

Dor fantasma é um tipo de dor que parece vir de uma parte do corpo que não está mais ligada a ele. Médicos já acreditaram que este fenômeno pós-amputação era um problema psicológico, porém, especialistas agora reconhecem que estas sensações são reais e acontecem no cérebro e medula espinhal.

o que e a dor fantasma de um membro amputado tricurioso protese

Embora a dor fantasma ocorra com maior frequência em pessoas que tiveram um braço ou perna removidos, tal desordem pode ocorrer mesmo após cirurgias para remoção de outras partes do corpo, tais como os seios, pênis, olho ou língua.

Para algumas pessoas, a dor fantasma só melhora ao longo do tempo, sem tratamento. Para outras, lidar com este tipo de desconforto pode ser desafiador. A pessoa pode trabalhar em conjunto com um médico para tratar a dor fantasma efetivamente com medicação, ou pelo uso de outras terapias.

Sintomas

Maior parte das pessoas que tiveram membros amputados retratam que algumas vezes parece que o membro removido ainda está lá. Este fenômeno indolor, conhecido como sensação de membro fantasma, pode ocorrer raramente em pessoas que nasceram sem algum de seus membros.

o que e a dor fantasma de um membro amputado tricurioso02

Sensações de membros fantasmas podem incluir sentimentos de frio, calor, coceira ou mesmo formigamento. Porém, não confunda com a dor fantasma. De forma similar, dor de um osso remanescente a uma amputação não é uma dor fantasma. Por definição, uma dor fantasma é como uma dor de um membro do corpo que não está mais nele.

Características da dor fantasma incluem:

  • Reações dentro dos primeiros dias após uma amputação;
  • Sensações que afetam partes mais distantes do corpo, como o pé, em uma perna amputada;
  • Pode ser descrito como sensação de aperto, coceira, formigamento, queimação;
  • Por vezes, parece que o membro amputado está em uma posição inconfortável;
  • Pode ser desencadeada por pressão na parte remanescente do membro, ou por stress emocional.

Estranho? Curioso? Comente pra nós!