É bem provável que você já tenha visto em filmes ou desenhos animados, algum personagem segurando uma bandeira branca como sinal de rendição. A bandeira branca sempre esteve muito ligada aos desfechos de guerras, pois ao levantar uma bandeira desse tipo durante uma batalha, um exército sinaliza que está desistindo de lutar pelos seus ideais, sendo que isso pode significar a total rendição ao grupo inimigo ou apenas um pedido de cessar-fogo em meio aos combates. Mas você sabe como toda essa tradição se originou?

Bandeiras brancas já eram usadas como sinal de rendição na China e em Roma por milhares de anos. Acredita-se que essa tradição tenha se originado na Dinastia Han (25-220 dC), embora haja a possibilidade de ela ser um pouco mais antiga. No lado ocidental, registros sugerem que o escritor romano Tácito mencionou em suas obras o uso da bandeira branca na Segunda Batalha de Cremona, quando os Vitelianos acenaram com bandeiras desse tipo ao se renderem perante os Vespasianos.

Ainda que não possamos ter 100% de certeza, os historiadores concordam de uma forma geral que a escolha da cor se deu apenas por uma questão de conveniência. Como os panos brancos eram bastante comuns e sempre úteis no mundo antigo, seria bem mais fácil para as tropas improvisarem algo parecido com a bandeira ao fazer o uso de materiais à disposição no momento. Além disso, a cor branca é facilmente visível nos combates devido ao seu contraste com os trajes dos soldados, por isso fazia muito sentido usá-la no campo de batalha.

por que a bandeira branca virou simbolo de rendicao nas guerras 1

Hoje, o simbolismo pacificador da bandeira branca está consagrado na Convenção de Genebra, que é uma série de tratados que definem as normas e regras a serem seguidas por combatentes e civis em tempos de guerra. A bandeira branca tem um significado tão importante que o seu uso indevido pode ser considerado um crime de guerra.

Com isso, soldados do mundo todo sabem que o fato de simplesmente agitar um lenço branco pode literalmente salvar o seu pescoço. Se o combatente não tiver um item desse tipo disponível na “hora do aperto”, ele pode simplesmente colocar as mãos acima da cabeça para indicar rendição.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente!